Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
#convivência

Confira algumas das formações da Equipes de Ajuda no 1.o semestre

Publicado em 06/08/2024 15:15

No final do semestre passado, a Equipe de Ajuda realizou duas formações muito especiais para os seus membros. A primeira, que ocorreu no final do mês de maio, recebeu a psicóloga e pesquisadora do GEPEM Mariana Tavares, em que foram discutidos os desafios enfrentados pelos estudantes que fazem parte da equipe e os diferentes tipos de abordagens que devem ser realizadas ao tentar ajudar alguém.

Durante o encontro, o tema  “valores centrais” também foi abordado, explicando como eles atuam como guias de conduta para uma tomada de decisão no dia a dia. 

“A formação foi muito importante, a gente mesclou atividades de autoconhecimento e de autopercepção por meio de dinâmicas para que os alunos pudessem entender o tema referente a valores com o objetivo de fortalecer os valores do grupo como um todo.”, declarou Marina Schwarz, orientadora das Equipes de Ajuda. “Ajudar nem sempre é fácil. Em nosso encontro, tivemos como objetivo identificar valores e crenças, buscando entender o que é importante para si mesmo, o que guia nossas decisões e comportamentos, o que nos move e nos fortalece na escolha diária de fazer parte deste time!”, relatou a psicóloga Mariana Tavares.

Já na 2.a formação, o professor Marcio Macedo, coordenador de diversidade da FGV EAESP, veio ao Band conversar com os alunos do 9.o ano que fazem parte da Equipe de Ajuda. Durante o encontro, Marcio respondeu as principais dúvidas referentes à temática do racismo por meio de uma análise de músicas e capas de discos atrelado à questão do racismo no Brasil, fazendo um paralelo também à intolerância religiosa e como estes podem afetar a sociedade como um todo.

“Um dos pontos altos da formação foi a análise de músicas e capas de disco e a reflexão provocada pelo professor de que todos perdem numa sociedade racista, proporcionando um momento de troca e de crescimento muito especial para o grupo.”, concluiu Marina.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Convivência