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19/06/2024

Saiba como foi a 47.a edição do MONU-EM

#MONU-EM

Saiba como foi a 47.a edição do MONU-EM

Publicado em 19/06/2024 14:46

No último dia 25, foi realizada a quadragésima sétima simulação do Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio (MONU-EM). Contando com uma temática inédita e interdisciplinar de debate, o projeto simulou, pela primeira vez, a Corte Internacional de Justiça (CIJ), responsável por julgar Estados na comunidade internacional, para tratar das disputas sobre soberania e territórios. 

Durante uma manhã de sábado, os alunos trabalharam no caso fictício da guerra entre Rússia e Ucrânia, com relação à disputa pela Península da Crimeia. Apesar de nunca ter sido abordado na Corte, segundo o monitor Cássio Tales, “trata-se de um tema profundo, sem resolução fácil e com muito espaço de debate e negociação.”.

“Os estudantes precisaram pensar em formas diferentes de abordar o conflito e decidir, com lastro jurídico e sempre relembrando as histórias das populações envolvidas, a quem a Crimeia deveria pertencer, bem como as formas que a região deveria ser desocupada militarmente pelas duas partes.”, relatou a professora.

Com o objetivo de desenvolver diferentes habilidades, os estudantes participaram de encontros semanais e, durantes aulas dinâmicas e variadas, viram os conceitos fundamentais de Relações Internacionais, história da ONU e dicas importantes de oratória e argumentação, até a própria temática das disputas jurídicas entre os Estados pela soberania de alguns territórios e suas principais consequências, e, assim, puderam se preparar para o debate final. 

“O alto engajamento dos alunos sempre colabora para a excelência dos debates. Os conflitos internacionais são complexos, mas, com todo o preparo, foi possível se debruçar nessas questões e abordar o tema em sua completude, sugerindo ideias relevantes e tomando decisões capazes de minimizar o conflito e assentar o caminho para a futura paz possível.”, concluiu Cássio. 

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