As aulas de convivência positiva são espaços curriculares que proporcionam momentos ricos e que nutrem o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e sociomorais.
“Mar à vista” é o tema das aulas dos 1.ºs anos do Ensino Fundamental I, nesse percurso os alunos desbravam mares, enfrentam desafios e vivenciam muitas aventuras.
Uma dessas aventuras é a chegada à Ilha do Dragão, onde os alunos através da leitura do livro “Cospe-Fogo, o Dragão”, se deparam com um dragão que, com frequência, sente raiva e, toda vez que fica bravo, solta fogo e acaba machucando quem está por perto. Eis que o dragão aprendeu a conhecer e identificar a emoção raiva e a sinalizar aos outros quando não gosta de alguma coisa ou quando está bravo, assim, ao invés de soltar fogo, aprendeu a soltar fumaça.
Nessa narrativa, os alunos aprenderam sobre a importância da emoção raiva e que quando conseguimos dar contorno à nossa raiva, em vez de cuspir fogo, soltamos fumaça para avisar aos outros que algo não está bem.
Durante as aulas, os alunos vivenciaram muitas aventuras na Ilha do Dragão, desenvolveram recursos para identificar a emoção raiva e aprenderam como “soltar fumaça”, quando estão bravos.
Ao fim dessa aventura, antes de saírem da Ilha do Dragão, os alunos convidaram Lúcia Costa – Orientadora Educacional do Ensino Fundamental I e as diretoras: Maria Estela B. Zanini – Diretora de Convivência e a Helena de Salles Aguiar – Diretora de Planejamento e Integração, para uma aula de Convivência Positiva sobre a emoção raiva.
Os alunos contaram sobre a aventura na Ilha do Dragão e aproveitaram para entrevistar Lúcia, Estela e Helena, perguntando a elas como lidam com a emoção raiva. Quais estratégias as ajudam a não “soltar fogo” e como sinalizam, “soltando fumaça” quando estão bravas.
Foi um momento lúdico e divertido!