Neste mês de maio, os alunos do 7.o ano do Ensino Fundamental II tiveram a oportunidade de fazer uma viagem muito especial à Cananéia, que ocorre todos os anos e é muito aguardada por todos. Este ano, eles estavam acompanhados do professor de Educação Física Paulo Godoi, das professoras de Ciências Giovana Alvarenga e Jéssica Morais e de Catarine Nunes, do Departamento Cultural.
Com o objetivo de expandir o contato com a natureza e conhecer melhor a Serra do Mar e a Mata Atlântica, nossos estudantes, durante um final de semana, tiveram a oportunidade de participar de inúmeras atividades envolvendo as disciplinas de Ciências e Geografia. Assim que chegaram, foi realizada uma gincana no centro histórico da cidade. Nessa dinâmica, eles interagiram com guias locais e a população para conhecer sobre o passado e o presente dali.
No sábado, eles visitaram o Parque Nacional da Ilha do Cardoso, marcado pela diversidade de ecossistemas. Durante as trilhas na ilha, os alunos investigaram seres vivos que habitam esses ambientes e entraram no mangue, um dos momentos mais aguardados da viagem. Além disso, para chegar na ilha e retornar para o continente, eles se locomoveram em escunas e tiveram a oportunidade de ver botos no percurso, o que deu um toque ainda mais especial à viagem.
“Nestes três dias, eles vivenciaram experiências completamente diferentes e ressignificaram o conteúdo que veem em sala a partir da interação com os ecossistemas e os guias locais.”, relatou a professora Giovana.
“Ter a oportunidade de participar desta viagem foi muito especial. Além disso, os alunos também fizeram experimentos que já tinham sido vistos em sala de aula, assim puderam interpretar esses resultados, coletar dados, como temperatura, luminosidade e a concentração da matéria orgânica no solo, e entender como os conteúdos estudados funcionam na prática.”, concluiu a professora Jéssica.
Confira aqui a galeria de fotos.