No final do mês de abril, para celebrar o fim do trimestre, os alunos da 1.a série do Ensino Médio participaram de uma corrida de carrinhos. Foi a segunda vez que a atividade foi realizada na dinâmica interclasses, ou seja, englobando outras salas da mesma série.
Durante o primeiro trimestre, na matéria de STEAM (Science, Technology, Engineer, Arts and Mathematics), os estudantes tiveram a oportunidade de construir um carrinho de corrida e entender todo o processo por trás desta criação. O tema norteador possuiu como base o “Movimento” e diferentes perspectivas foram abordadas como, por exemplo, o design, as forças que favorecem ou que atrapalham o movimento do objeto e quais fatores propiciam a maior velocidade ou impedem que isso aconteça.
O processo foi realizado de forma autônoma pelos alunos, orientados pelos professores de STEAM. Durante as aulas de Self-Study de Física, eles também puderam aprimorar tais questões, “O Self-Study busca explorar o protagonismo do aluno. No ambiente de STEAM, eles faziam as experiências e viam seu funcionamento na prática, medindo as velocidades, as posições em que os carros passavam e sua duração. Já na sala de aula, a gente fazia o tratamento de dados com o objetivo de interpretar e chegar nas conclusões que pudessem aprimorar o projeto final.”, relatou Felipe Sampaio, professor de Física.
Desse modo, ao final do trimestre, foi realizada uma corrida durante a aula para eleger os dois carrinhos mais velozes para competir na final. Além disso, também foi eleito o carro representante da turma para competir na “Corrida Maluca”. “Depois da semana de provas, ao voltar para as aulas, os estudantes tiveram um momento de confraternização com as diversas turmas de primeira série, prestigiados pelos professores, coordenadores e direção, simbolizando de maneira divertida tudo o que foi aprendido durante essas aulas.”, compartilhou Mariana Lorenzin, coordenadora de Ciências, STEM e STEAM.
Confira a galeria de fotos aqui.