Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
11/04/2024

Convivência Positiva:
Os mistérios do jardim

#convivência #convivência positiva

Convivência Positiva:
Os mistérios do jardim

Publicado em 11/04/2024 07:46

A Convivência Positiva é um valor no Band. Desenvolver habilidades socioemocionais e sociomorais melhora o clima escolar e contribui para aprendizagem.

No percurso do 2.º ano do Ensino Fundamental I, por meio da narrativa “Os mistérios do jardim”, simbolicamente, os alunos aprendem a se tornarem jardineiros. O que faz florescer uma boa convivência entre as pessoas? Como o cuidado com os jardins pode nos ajudar a refletir sobre nossas emoções e relações? Nesse percurso, os alunos descobrem seus pontos fortes e de forma criativa aprendem a utilizar as diversas ferramentas para um cultivo cuidadoso e respeitoso do jardim pessoal e coletivo.

Eles são convidados a conhecer alguns jardins, descobrem como cultivar e cuidar do jardim pessoal e coletivo e a desenvolver bons pensamentos, comunicação assertiva e estratégias que favorecem o florescer do jardim da Convivência Positiva.

“Cuidar de um jardim requer responsabilidades. As crianças aprendem a cuidar de algo e desenvolvem um senso de responsabilidade ao regar as plantas, não só isso, também

desenvolvem habilidades sociais, emocionais e cognitivas importantes para o seu desenvolvimento holístico”, afirma Adriana Lopes, Orientadora Pedagógica e Educacional do Ensino Fundamental I.

“Durante as aulas de Convivência Positiva, as crianças têm ricas oportunidades de falar, refletir e ouvir sobre suas emoções e as emoções dos colegas, conversar sobre as relações e pensar em estratégias de resolução de conflitos, permitindo tornar mais concretas questões tão complexas do cotidiano. Com aulas cuidadosamente planejadas e com materiais elaborados a fim de sensibilizar os pequenos, as crianças se engajam nas aulas, fazendo questão de participar, e esperando, com grande expectativa e animação pelas aulas”, comenta Lívia Tagliaris – Professora do Ensino Fundamental I.

As aulas de Convivência Positiva apresentam os temas de forma lúdica e muito convidativa. Os alunos refletem e discutem sobre pensamentos e comportamentos que ajudam, ou que atrapalham, o florescer pessoal e coletivo; conhecem as emoções básicas e aprendem a dar contorno a elas, em situações de desafios.

O trabalho sobre as emoções encanta os alunos, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento de recursos para lidar com as próprias emoções, como explica Rafaela Barreyra, professora do Ensino Fundamental I, “o trabalho com a emoção medo também é um tema importante no 2.º ano, pois a partir dessa proposta as crianças podem desenvolver habilidades para lidar com situações que envolvem essa emoção”.

Para Lúcia Costa, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental I, “é fascinante ver as crianças descobrindo e desenvolvendo habilidades para florescer o bem-estar emocional. O bem-estar emocional é o caminho mais seguro para o sucesso e para a felicidade”.

Notícias

Mais sobre Convivência

#equipes de ajuda, #unicamp, 07/10/2024

VI Encontro Nacional das Equipes de Ajuda

#CARE, #Grêmio Estudantil, 02/10/2024

CARE e Grêmio realizam o Manifesto pela Vida