Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
02/02/2024

Semana Pedagógica 2024

#institucional

Semana Pedagógica 2024

Publicado em 02/02/2024 15:25

Na última semana, para simbolizar o início do ano letivo, foi realizada a Semana Pedagógica, que, além de auxiliar a organização e o planejamento das equipes de educadores para o próximo semestre, também marcou o início das comemorações para os 80 anos do Colégio.


Durante dois dias muito especiais, reunidos no quinto andar da torre nova, os educadores puderam assistir diferentes palestras e participar de cafés da manhã muito especiais. Na segunda-feira, para abrir a semana, foi realizada uma palestra para relembrar toda a trajetória do Colégio, que contou com a presença do Diretor Geral, Eduardo Tambor, do coordenador do Núcleo de Estratégia e Inovação do Colégio, Mauro Aguiar, e de Helena de Salles Aguiar, Diretora de Planejamento e Integração. 


“Com a chegada de 2024, iniciamos a comemoração dos 80 anos de Band, marcados pela história, resiliência e trabalho que só é possível por conta dessa equipe toda que está reunida aqui hoje”, relatou Tambor. Mauro também compartilhou histórias sobre o Colégio e explicou todo o caminho que foi necessário percorrer para chegar ao Band que conhecemos atualmente. “Dirigido por um rapaz de vinte e poucos anos, o engenheiro Antônio Carvalho Aguiar, o Colégio sempre foi marcado pela constante inovação e diversidade”.


Já Helena contou um pouco de suas lembranças como aluna do Band. “Eu tive toda a minha história como aluna aqui dentro e inclusive também fui aluna de muito de vocês que estão aqui hoje”. Além disso, alguns professores dividiram com o público as suas experiências, como, por exemplo, o Coordenador do Departamento Internacional, José Olavo de Amorim, que está no Colégio há cerca de 48 anos. “Muito obrigado, Bandeirantes! Foii aqui que eu tive a oportunidade de ser realmente um educador, nessa escola apaixonante”. Ao final da palestra, os educadores participaram de um almoço temático, que contou com comida baiana, uma barraca de acarajé e uma banda com direito ao melhor da música brasileira. 


No segundo dia, a manhã se iniciou com uma palestra de Bruna Waitman, aluna formada no Band em 2006 e que atualmente é Diretora Executiva do Instituto Sol, que promove a inclusão de jovens em escolas particulares. Ao longo do encontro, Bruna compartilhou relatos, dados e os diferentes projetos que estão sendo implementados. “O papel da escola, dos educadores e do Instituto é muito central. E para obtermos sucesso, é necessário que, junto às famílias, estejamos sempre alinhados”.


A segunda palestra, conduzida por António Nóvoa, Reitor honorário da Universidade de Lisboa e professor catedrático do Instituto de Educação da mesma instituição, teve como tema “Sem escolas e sem professores, não há futuro” e abordou os principais desafios da educação atual mediante uma sociedade altamente digitalizada. “Para conquistarmos a liberdade da educação em um espaço coletivo é preciso entender que a escola é a síntese, pois é por meio dela que conquistamos a liberdade coletiva”.


Por fim,
o psicólogo e escritor José Ernesto Bologna se juntou aos palestrantes para um rápido debate acerca de diversos assuntos relacionados à educação.

Confira a galeria de fotos aqui.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Institucional

#Band Global, #campanha, 15/05/2024

Conheça a nova campanha do Colégio