No mês de setembro, os alunos dos 8.os e 9.os anos do Ensino Fundamental II que fazem parte das Equipes de Ajuda passaram por mais uma formação com a participação do GEPEM, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unicamp e Unesp.
Durante a formação, eles refletiram sobre como lidar com as situações desafiadoras que enfrentam no dia-a-dia do trabalho, como membros da Equipe de Ajuda. Além disso, os estudantes também relembraram sobre como funciona o processo de identificação de colegas que necessitam de ajuda e discutiram sobre como devem agir diante de casos mais desafiadores.
Ao longo do evento, também foram abordados assuntos referentes ao reconhecimento das próprias necessidades e as necessidades dos outros nos processos de ajuda, sempre focando em como tais ações podem afetar a si mesmo e aos próximos.
Por fim, após um dia cheio de conhecimentos, os estudantes participaram de uma dinâmica em que desenharam seus pés e foram construindo um caminho, que simboliza todo o percurso ao longo da trajetória como Equipe de Ajuda, identificando os passos que já foram dados e os novos passos que o grupo dará futuramente. “Uma das forças de ser uma equipe de ajuda é que, às vezes, pode ter um caso que individualmente um aluno não consiga auxiliar, mas, por meio de um grupo, com cuidado e respeito, outros colegas podem ajudar”, compartilha a orientadora de equipes de ajuda, Marina Schwarz.