No dia 21/10, das 09h às 12h30, o Band será palco da Mostra de Ciências 2023. O colégio terá seus espaços ocupados pela apresentação de projetos realizados em diferentes atividades relacionadas às Ciências da Natureza, pelos estudantes do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.
Para os alunos do Ensino Fundamental I, será o momento de conhecer e vivenciar parte do processo, práticas e os resultados dos projetos desenvolvidos nas aulas de Ciências da Natureza, a partir da orientação pela abordagem STEAM.
Já para os estudantes do Ensino Fundamental II, o público poderá conhecer os 68 projetos da Feira de Ciências, desenvolvidos pelos alunos I ao longo de 2023, sob o tema: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO RUMO A UM FUTURO SUSTENTÁVEL. Será o momento de contemplar o protagonismo de mais de 270 estudantes que participaram voluntariamente, do 6o ao 9o ano, reconhecendo nos projetos, suas ideias de contribuição para um futuro melhor.
Durante a feira, também será possível explorar diferentes projetos realizados nas atividades complementares como BandForense, BandZoo e Arduino. Além disso, o evento ainda contemplará o V Seminário Científico do Colégio, evento que resulta do Festival STEAM das 2.as séries do Ensino Médio. Dentre os 114 projetos apresentados no Festival que ocorreu no dia 07 de outubro, o Seminário Científico reunirá os 12 projetos mais bem avaliados que, neste dia, serão apresentados a professores e pesquisadores de diversas universidades de grande relevância. O objetivo é que, a partir deste contato com os profissionais, sejam aprimoradas habilidades de comunicação, com foco na chegada à universidade com um preparo ainda maior.
Durante a manhã mais que especial, o público poderá aproveitar essa diversidade de atrações sob a trilha sonora do Clube da Música, o grupo realizará apresentações musicais ao longo do dia. Venha prestigiar o incrível trabalho e toda a dedicação de nossos alunos!
Confira os assuntos abordados nos trabalhos apresentados:
Ensino Fundamental I
1.o ano
Convidados a pensar sobre o próprio corpo e seus sistemas, a partir da pergunta “Conhecendo meu corpo e seu desenvolvimento ao longo do tempo para cuidar de mim e respeitar o outro: quais são os objetos que uso para me cuidar e para brincar?”, as crianças do 1.o ano imergiram no projeto “Meu corpo, uma máquina incrível”. O desafio foi estudar os movimentos em situações cotidianas e os protótipos mostram como ossos, músculos e articulações do corpo humano interagem em diferentes situações, como uma incrível máquina cinética.
2.o ano
Os alunos do 2.o ano investigaram o que os seres vivos precisam para viver. Nesta investigação, guiada pela pergunta: “O que os seres vivos precisam para sobreviver e atender às suas necessidades?” aprenderam que, além de elementos essenciais para a sobrevivência, o brincar é parte importante da vida dos seres humanos. Considerando a capacidade humana de criar, o projeto STEAM apresenta a construção de um brinquedo aplicando um dos elementos necessários para a vida no planeta Terra: a luz do Sol.
3.o ano
A partir da pergunta: “Percebendo e interagindo com o meio: como os sentidos nos permitem conhecer do céu ao solo?”, os estudantes do 3.o ano investigaram fenômenos e ambientes do Planeta Terra. Com foco nas características ambientais das regiões de Tundra, de Deserto e de Florestas Tropicais, estudaram os seres vivos que ali habitam e as relações entre as suas características e as particularidades de cada local. Conhecendo a realidade, os estudantes extrapolaram-na criando e construindo animais imaginários que interagem com o seu meio por meio de sensores e atuadores.
4.o ano
Como parte da investigação que responde à pergunta: “Localização no espaço e no tempo: como a matéria, a energia e os seres vivos se transformam em diferentes condições?”, o projeto “O que eu era? O que me tornei?” materializa os estudos de transformação da matéria prima em produtos que fazem parte do cotidiano. As máquinas apresentam, de forma criativa, as etapas de produção de produtos sem os quais não vivemos sem.
5.o ano
Ao longo do ano, a partir da questão: “Olhar para o céu para compreender a Terra: como a água está presente no planeta e no corpo humano?”, os estudantes do 5.o ano estudaram as esferas ambiental, econômica e social que constituem o Desenvolvimento Sustentável, aprofundando os conceitos sobre biocapacidade do planeta e a pegada ecológica que deixamos aqui. Com isso, as turmas compreenderam que é preciso utilizar os recursos naturais de modo a garantir o desenvolvimento atual e também a sua preservação para as gerações futuras. Por este motivo, os trabalhos apresentam, por meio de estratégias e protótipos, algumas reflexões que buscam sensibilizar a comunidade a respeito desses temas.
Ensino Fundamental II
Band Forense: Ao visitar o espaço, o público terá contato com algumas das atividades realizadas pelos alunos, como o estudo de evidências a partir de análise de pegadas, micro padrões de impressão digital e identificação de tipagem sanguínea. Com isso, puderam compreender algumas relações entre conceitos de diferentes áreas da ciência e as investigações criminais, como a aplicação de conceitos da física e matemática para a análise dos padrões de gotejamento de sangue.
Band Zoo: Uma exposição apresentará diversos exemplares de material das aulas, como crânios e arcadas dentárias de diferentes animais, além de atividades interativas como a microscopia de pelagem para reconhecimento de estruturas em diferentes espécies.
Arduino: Todos poderão conhecer e interagir com os diferentes circuitos e dispositivos construídos pelos alunos ao longo do curso, além de entender toda a lógica de programação pensada para cada um dos projetos.