As disciplinas eletivas buscam abordar, de diferentes modos, alguns conhecimentos diferentes daqueles mais aprofundados em sala de aula. São realizadas, por exemplo, diversas atividades práticas, além de contato com convidados durante os encontros. A eletiva “Conhecimentos biológicos e seus impactos na humanidade”, voltada para a 3.a série do Ensino Médio e organizada em conjunto pelas equipes de Biologia e História, contou, recentemente, com a participação da bióloga Carolini Kaid.
O objetivo da disciplina é ajudar os alunos a entender o quanto suas vidas são afetadas por conceitos biológicos a partir de uma contextualização histórica, como explica a professora Carolina Oreb, de Biologia. “Hoje é muito comum, por exemplo, que se passem informações sem haver um grande conhecimento. Queremos que os alunos reflitam sobre isso, além de conscientizá-los sobre a importância de responsabilidade e ética ao levar um conhecimento para a sociedade. Fazemos isso com um foco voltado para os conceitos de Biologia.”.
Carolini Kaid é uma bióloga que trabalha com tumor neurológico e, nos últimos anos, tem se dedicado a estudar o zika vírus. Ela, em colaboração com outros cientistas, concluiu que o zika vírus causa microcefalia por atacar células progenitoras de neurônios e que as células de tumor cerebral imitam as progenitoras de neurônios. Carolini percebeu esta relação e, desde então, trabalha para o desenvolvimento de um tratamento para o tumor a partir do vírus. Para isso, criou sua startup, a Vyro.
A professora de Biologia e Biotecnologia Andreia Prata explica a proposta de aproximar os alunos dos acontecimentos a partir da participação de Carolini. “O trabalho dela é algo que, nos próximos anos, pode levar a um tratamento bem sucedido da doença e, por isso, achamos interessante possibilitar que os alunos vejam acontecendo em tempo real, especialmente por terem vivido a pandemia da Covid-19 e acompanhado o desenvolvimento das vacinas.”.
Carolina Oreb finaliza apontando que eventos como esse podem ajudar até na vida profissional dos alunos. “Foi uma experiência muito interessante porque muitos dos estudantes estão em um momento de dúvidas relacionadas à escolha profissional, especialmente os que têm foco na área de saúde, mas não têm certeza de qual curso fazer, e para quem está focado na área de negócios. A Carolini trouxe a startup da qual é uma das fundadoras, mostrando que o mercado financeiro e o empreendedorismo podem estar muito atrelados às Ciências Biológicas.”.