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17/04/2023

Jogando e aprendendo a fazer Política

#eletiva

Jogando e aprendendo a fazer Política

Publicado em 17/04/2023 09:57

A eletiva “Economia, Política e Sociedade Global” é uma disciplina voltada para a 2.a série do Ensino Médio, na qual, a partir de jogos, os alunos aprendem como se faz política e entendem as relações entre os contextos econômicos e sociais. A disciplina, coordenada pelo professor Cássio Marafante, de História, e lecionada, também, pelos professores João Paciello, de Geografia, e Gylvan Freitas, de Sociologia, conta com assessoria do professor Alberto Pfeifer, coordenador da Disseminação Seletiva de Informações (DSI) da USP.  Em 2023, são seis turmas da 2.a série do Ensino Médio.

Prof. Cássio

Na parte do curso voltada a conceitos de Economia e de Política, as aulas envolvem lidar com a questão crucial das escolhas que os gestores públicos têm que fazer no processo de preparação do orçamento, considerando as competências legais de cada Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e de cada nível da administração (Federal, Estadual e Municipal), as despesas vinculadas por lei e as tratativas dos entes responsáveis, de modo a se produzir uma proposta de receita e gasto público anual factível e eficaz, do ponto de vista das entregas de serviços à população.

Prof. João

A simulação do Orçamento Público estimula os alunos a conhecerem o funcionamento do Estado, as diretrizes definidas por normas – em especial a Constituição Federal – e a lógica dos mecanismos republicanos e democráticos que possibilitam, em tese, a partição de funções e de responsabilidades e o balanceamento entre os vários elementos que compõem a estrutura do Estado brasileiro.

Prof. Gylvan

Por fim, o engajamento dos alunos e os resultados do jogo representam um encontro fático com a política concreta, municiando-os de argumentos que refutam discursos oportunistas e procedimentos populistas de parte de eventuais ocupantes de cargos públicos. É um antídoto à demagogia e ao proselitismo em geral, sem importar a ideologia, que qualifica o aluno a tornar-se um cidadão mais consciente e mais engajado nos assuntos de interesse coletivo.

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