Foto: Vanessa Passarelli, aluno Philip Arippol e Deborah Mason Pontual
Nosso aluno Philip Arippol, do 9.o ano do Ensino Fundamental II, vem se interessando cada vez mais pela área de empreendedorismo. Ele tem o sonho de ter sua própria startup e entende que, para isso, precisa ampliar seus conhecimentos sobre negócios e suas diferentes áreas de atuação.
O pai do estudante, em seus anos como universitário, conheceu diversas pessoas que se tornaram empreendedoras e/ou trabalham em grandes startups. Philip, então, entrou em contato com eles e teve a ideia de compartilhar o conhecimento com toda a Comunidade Band, pois acredita que existam outros alunos do 9.o ano que tenham interesse por empreendedorismo e viu uma oportunidade de ter sua primeira experiência relacionada à área.
“Comecei em setembro de 2021, quando tive a ideia de entender mais desse tema. Falei com meu pai para entender se algum dos amigos dele teria disponibilidade de falar para os alunos do Band.”, explica Philip. Ele compartilhou sua ideia com Carolina Aragão, a orientadora do 9.o ano, e com a orientadora das equipes de ajuda, Marina Schwarz, que trabalha com este tipo de projeto. “Marina me apresentou à Vanessa Passarelli, da Coordenadoria de Futuro e Carreiras, que é com quem venho trabalhando desde o 1.o semestre de 2022 para estruturar o projeto e pensar em modos de compartilhar tudo isso. Mais recentemente, também, tenho trabalhado com o Departamento Internacional e, para divulgar o projeto, com o Departamento Cultural”.
Nosso aluno trabalhou de diversos modos para poder proporcionar as palestras no Band: verificando a disponibilidade dos convidados e os contactando, ajudando o Colégio a planejar o 1.o evento em setembro de 2022 e tendo a experiência de conduzi-lo com o apoio da Deborah Mason Pontual, coordenadora do Departamento Internacional. Ainda assim, ele conta que seu maior desafio foi atrair seus colegas de 9.o ano, pois, segundo ele, nem todos começaram a pensar em suas carreiras e em como podem impactar a sociedade e o mundo. “Queria compartilhar a visão de como nós podemos influenciar positivamente a vida das pessoas.”.
Philip finaliza lembrando como aproveitou a experiência para compreender situações extremamente complexas, como análise de demanda, algo às vezes pouco valorizado mesmo dentro do mercado de trabalho e que demonstra uma mentalidade muito diferenciada para alguém tão novo. “Esse projeto não serviu apenas para ter a experiência de fazê-lo acontecer. Foi uma grande oportunidade de entender como as pessoas se relacionaram com a proposta e foi gratificante perceber o alcance da 1.a palestra, já que contou, também, com o interesse e participação dos alunos do Ensino Médio, inclusive da 3.a série.”.