A eletiva Democracia e Direitos Humanos foi pensada para auxiliar os alunos da 3.a série no enfrentamento dos desafios próprios do último ano do Ensino Médio. Ao longo de dois trimestres, os estudantes são estimulados a revisar alguns temas das disciplinas de humanidades estudados anteriormente. Além disso, ocorre uma constante ampliação do repertório por meio de leituras, filmes, documentários e outros recursos.
A participação dos alunos é ativa, como explica a professora da eletiva e de História, Marina Consolmagno. “Durante as aulas, a prática de pesquisas orientadas, a organização dos conteúdos e o compartilhamento dos resultados com a classe contribuem para o desenvolvimento de várias habilidades e para a ampliação de uma bagagem necessária para a elaboração de redações em processos seletivos para o Ensino Superior.”.
Marina conta que os temas trabalhados permitem situar a disciplina no campo da Educação para a Política. “A conquista dos Direitos Humanos e o estudo sobre a situação a respeito deles, na atualidade, favorecem a reflexão sobre a democracia.”. Segundo ela, o conhecimento das características do governo democrático e das formas de participação política são questões imprescindíveis para a formação de jovens cidadãos críticos e conscientes de seus deveres e direitos.
Sob a orientação dos professores, os alunos analisaram os programas dos partidos mais expressivos. A diversidade de projetos políticos foi tratada na sala de aula com base nos valores de respeito e tolerância. Uma das metas do curso é gerar nos estudantes reflexões sobre a participação política responsável como caminho para o fortalecimento da nossa democracia, para a redução das desigualdades com a ampliação dos Direitos Humanos e para a construção de uma sociedade justa, diversa e harmoniosa.