O projeto “Coding – o Mito do Minotauro” é uma atividade interdisciplinar voltada para alunos do 6.o ano, envolvendo as matérias de História, Português, Artes e Educação Física, com a proposta de introduzir a lógica de programação e o pensamento computacional para os estudantes de forma contextualizada, através de diversas atividades relacionadas às disciplinas.
Os estudantes, no começo do 2.o trimestre, realizam uma leitura do clássico “Odisseia” durante as aulas de Português. São discutidas, então, as criaturas mitológicas gregas e de outras culturas, além de serem apresentados alguns mitos brasileiros em História. Durante as aulas de arte, os alunos, divididos em grupos, desenvolvem uma criatura mitológica própria e a desenham. Posteriormente, escrevem um texto instrucional na aula de Português, pensando na lógica do computador, para que alguém que não tenha visto o desenho consiga reproduzir a figura. Outro grupo, então, recebe o texto e faz um desenho com as instruções e, depois, discute-se o que faltou na descrição e nas tentativas de reprodução do desenho.
“Isso tudo serve para entendermos a diferença de funcionamento da cabeça de cada pessoa e de um computador.”, conta Renato Villar, coordenador e professor de Ciências, STEM e STEAM, que coordenou o projeto. A atividade seguiu após as férias com os estudantes programando os passos para chegarem ao final de um labirinto, tanto no meio digital, quanto no físico. Na forma analógica, um aluno, com os olhos vendados, recebe instruções de seus colegas para completar o desafio durante uma aula de Educação Física. Na forma digital, é programado um personagem no Scratch para alcançar o Minotauro.
“O Coding é a chance de os estudantes reconhecerem no corpo um pensamento computacional. Como sabemos, o fazer motor é irmão do fazer cognitivo e poder explorar todas essas dimensões do conhecimento junto com outras disciplinas é de fato propiciar uma prática integrada aos alunos e alunas.”, explica a professora Daiana Silva, de Educação Física, sobre a relação do projeto com as aulas de sua disciplina.
O estagiário do Coding, Vitor Procópio, também ressalta os paralelos entre máquina e ser humano. “Os estudantes puderam entender e refletir sobre a diferença entre a lógica de programação e a lógica do pensamento, com atividades inseridas nas disciplinas regulares.”. Ele finaliza falando como foi sua experiência de acompanhar a execução do projeto. “Foi muito legal acompanhar os estudantes discutindo e refletindo sobre a importância de instruções objetivas e detalhadas para atingirem um objetivo final. É incrível ver o engajamento deles para resolver os desafios propostos e a comemoração na conclusão dos desafios.”.