BandHaus é o nome dado ao projeto do 2.o trimestre da disciplina STEAM em que os alunos da 1.a série são convidados a conhecer um pouco sobre a famosa Escola Bauhaus de Design e Arquitetura e aplicam seus princípios e conceitos em maquetes que formam os andares de um conjunto de prédios batizados com nomes de professores da Escola Bauhaus. Cada turma, com até dez grupos de trabalho, constrói um andar de um edifício.
Durante o período, os alunos estudam a Escola Bauhaus, fundada em Weimar, na Alemanha, e aprendem sobre os diferentes preceitos que regiam aquele espaço de aprendizagem: a liberdade criativa, o minimalismo, a utilização de formas geométricas básicas, a preferência pelas cores primárias e a importante relação entre a forma e a função de um objeto ou espaço arquitetônico. Além disso, aprendem como a tecnologia produtiva da época proporcionou não só a democratização de objetos de “Design” como o surgimento de uma vertente estética muito presente e marcante até os dias de hoje.
Os estudantes passam por diferentes ações formativas e investigativas que tem como intuito prepará-los para a produção de uma maquete em versões física e digital (a partir de modelagem 3D), como explica Fabrício Masutti, professor de Artes e STEAM. “A partir disso, podem fazer uso de ferramentas de fabricação digital como a cortadora a laser, a impressora 3D e a plotter de recorte.”. Ele conta que também é feito um profundo estudo a respeito dos aspectos físicos da cor e das diferentes formas de síntese cromática, bem como das estruturas biológicas dos nossos olhos, para melhor compreender e implementar estes conceitos em seus trabalhos.
A professora Marta Rabello, do STEAM, ressalta a grata surpresa com o empenho dos alunos e a utilização das técnicas relacionadas a Fabricação Digital vistas em sala de aula. “A maioria dos grupos preferiu usar esses recursos. Isso gerou uma demanda enorme por material e trabalho da cortadora a laser, mas nós, educadores, ficamos muito felizes de ver esse crescimento de nossos alunos no ponto de vista da inserção da Fabricação Digital nos projetos, que é um dos destaques do STEAM na 1.a série.”.
Fabrício finaliza ressaltando a interdisciplinaridade do trabalho. “O Projeto BandHaus une a aprendizagem de importantes conceitos de Ciência, Tecnologia e até História com a produção de um trabalho divertido e engajante, tendo como pano de fundo a importante Escola Bauhaus.”. Os resultados finais do BandHaus estão expostos no corredor do 1.o andar.