Os alunos da 3.a série do Ensino Médio tiveram uma experiência interdisciplinar muito especial, realizada com professores de Física e Educação Física. O coordenador de Educação Física e Esporte, Carlos Alberto De Simone, e os professores de Física Fernanda Sodré, José Luís Ortega, Pedro Zen e Letícia Lanza apresentaram aspectos científicos por trás dos esportes durante a eletiva de Física Aplicada à Medicina e aos Esportes. Os alunos vivenciaram grandes recordes olímpicos das mais diversas modalidades e os fenômenos da Física com eles relacionados: forças, energia, impulso, atrito e fenômenos resistivos.
De Simone aponta que só a Física explica como os esportistas atingem seu melhor desempenho. “Os atletas do salto com vara, por exemplo, dependem da tecnologia por trás das varas para terem a melhor performance. A deformação que o material sofre dita o quão alto ele pode chegar.”. Ele ainda ressalta a importância da Física para entender isso. Fernanda Sodré complementa afirmando que um atleta que performa salto em altura precisa se preocupar em erguer seu centro de massa para ter o melhor desempenho.
Ao longo da eletiva, os estudantes ainda foram convidados a experienciar tais recordes. A surpresa quanto à necessidade não apenas de treino e dedicação como de um alto conhecimento científico foi unânime. “Não tinha noção das dimensões alcançadas pelos atletas. Foi muito legal aprender sobre Física fora da sala de aula!”, comenta a estudante Ana Beatriz Campos. “Tanto a aula quanto a possibilidade de experimentar a velocidade atingida pelos atletas nas provas de corrida foram experiências muito legais.”, conta a aluna Camila Pinotti, que se inscreveu na eletiva pois aspira seguir carreira no esporte. “Estamos vendo em mais detalhes a Física por trás do alto rendimento. Isso amplia o horizonte dos alunos para a relação da disciplina com o mundo”, completa o professor Ortega.