A atividade complementar “Cosméticos: de uma perspectiva histórico-social até o lançamento mercadológico” é uma atividade semestral oferecida para os alunos de 2.a e 3.a séries do Ensino Médio. O objetivo é promover uma compreensão maior dos estudantes sobre a indústria dos cosméticos, desde sua relevância, passando pelo desenvolvimento de produtos e seu lançamento no mercado. Para que esse objetivo seja alçando, a atividade é dividida em três fases:
Na 1.a fase, é apresentada a narrativa do contexto político, econômico e social da relevância dos cosméticos. “Mostramos para os alunos que não existe superficialidade quando falamos de cosméticos. O que existe é todo um contexto narrativo e uma importância histórica que os posiciona frente à sociedade.”, explicam as professoras da disciplina, Maria Fernanda e Carolina, de STEAM e Química.
A 2.a fase aborda conceitos básicos químicos, bioquímicos e biológicos de alguns produtos cosméticos. Os alunos passam a compreender o que está por trás da composição dos produtos e a função de cada ingrediente. “Trazemos este repertório pensando na pele, no cabelo e nas unhas, então olhamos para a estrutura, para a parte morfológica, biológica, de constituição destes tecidos e associamos isso às substâncias que são utilizadas, que estão na composição de produtos comuns, como creme hidratante, xampu, máscara hidratante, esmalte e muitos outros”, contam as professoras.
A 3.a e última fase, diferente das outras, é unicamente prática. A partir de tudo o que foi visto durante as aulas anteriores, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver seu próprio cosmético. As professoras ressaltam que os alunos passam por um processo que vai desde a idealização do que será confeccionado até a criação de uma marca. “É um cosmético totalmente pensado pelos alunos, do início ao fim. Eles fazem a lista de ingredientes, formulam o cosmético, então o desenvolvem e até produzem sua marca”.
A disciplina, portanto, aprofunda diversos tipos de conhecimento sobre um tema considerado, muitas vezes, superficial. A indústria dos cosméticos é uma das fatias do mercado que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo as professoras, os cosméticos são relevantes até por fatores psicológicos e não apenas comerciais. “Esperamos que os alunos da nossa disciplina olhem para os cosméticos e entendam que usar determinado produto comunica uma posição, uma postura e uma história. O uso de determinados ingredientes fala sobre nosso modo de vida e o tipo de cosmético que usamos fala também do desenvolvimento social da humanidade”, completam.