A professora Fernanda Sodré, de Física e STEAM, publicou, em parceria com seu orientador, Cristiano Mattos, um artigo com base em sua pesquisa de doutorado na revista “International Journal of Research in Education and Science”. Seu texto, intitulado “Preservice Physics Teachers’ Conceptual Profile of Time”, aborda o rico e complexo conceito de tempo.
Fernanda explica que sua pesquisa trata da polissemia do conceito de tempo, com seus diferentes sentidos, dentro das teorias da Física e em outros contextos. “Pode ser verificada a existência de um descompasso no que diz respeito à relevância do conceito de tempo, considerando sua evolução na história da Ciência em seus diversos enfoques e o tratamento simplificado dado ao mesmo nos cursos de Física e nos livros didáticos. Me dediquei a fornecer reflexões e análises sobre o tema, trazendo motivações socioculturais inerentes ao seu estudo, provenientes de áreas como línguas, artes, filosofia e economia.”.
Ela conta, também, que foi realizado um levantamento dos sentidos do tempo na literatura relacionada ao Ensino de Ciências e também na formação de professores de Física, por meio da construção de um instrumento: a matriz de organização da polissemia dos conceitos (MOP). “A partir disso, apresentamos uma possível contribuição da teoria da atividade sócio-cultural-histórica, revelando parte da complexidade do conceito de tempo, fundamental para as teorias da Física e de seu ensino.”.
Fernanda Sodré exalta o apoio fornecido pelo Colégio durante seu doutorado e como profissional no campo científico. “O Band sempre nos incentiva a escrever artigos, participar de eventos, cursos e reuniões acadêmicas na área de Ensino de Ciências, com a implementação destes conhecimentos em sala de aula, tornando-os vivos e dinâmicos.”.
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