Quem vive para ensinar nunca pode parar de aprender. Esse “mantra” permeia todos os que fazem parte do Band. Seguindo essa linha, Ricardo Pravadelli Aguirre, nosso Head de Marketing, Relações Institucionais e Cultural e Eu Fiz Band da turma de 92, acaba de concluir seu EMBA (Executive Master Business Administration) e completar a “trifeta” na Fundação Dom Cabral – FDC (EMBA, STC e PGA).
A Fundação Dom Cabral ocupa consecutivamente, pelos últimos 15 anos, a 9.a posição entre as melhores escolas de negócios do mundo e é classificada como a melhor da América Latina e, consequentemente, do Brasil.
Em 2011, concluiu o STC (Skills, Tools and Competences), programa em parceria com a Kellogg School of Management, Escola de Negócios da Universidade de Northwestern, em Chicago, EUA. Em 2016, concluiu o PGA (Programa de Gestão Avançada), no INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas), em Fontainebleau, França.
“Já tinha feito um MBA na FGV (Fundação Getúlio Vargas) em 2008 e a velocidade com que as coisas mudam é absurda. Em 2019, fui estudar na Singularity University em Mountain View, Califórnia. Era dentro de uma área da NASA e o tema foi inovação e tendência em diversas indústrias. Isso me despertou uma curiosidade para descobrir o que estava acontecendo hoje nos diversos setores e como a Educação está presente nisso. Atuo também no Departamento de Futuro e Carreiras e precisava entender mais sobre o tipo de profissional que as empresas estão almejando.”, conta Aguirre.
Por que o EMBA?
“Guilherme Aguiar, nosso Gerente de Desenvolvimento Humano e Operações, estava cursando o EMBA (concluído em março de 2021) e nós conversávamos muito. Ele estava encantado com a qualidade das aulas, dos participantes, além da diversidade de conteúdos, já que não é um MBA focado somente em Finanças ou Marketing. Colabora para ampliar a perspectiva e desenvolvimento pessoal. Fiquei muito impressionado com a evolução do Guilherme em áreas que não eram especificamente sua “praia” e aí veio o convite para aceitar esse desafio. Não tinha o que pensar. Foram dois anos de muito estudo e muita leitura ao longo dos sete módulos presenciais no campus da FDC em Nova Lima, MG.”.
O que você tira de tudo isso? O que você leva para casa?
“De verdade, o aprendizado e as experiências foram espetaculares, mas o network e a troca com as pessoas foram incríveis. Alunos e professores maravilhosos. Eles promovem uma simulação real de mercado (Global DNA) e fazem uma competição entre as equipes. Nossa equipe teve um entrosamento tão grande – com muita discussão e contrapontos! – que ganhamos a disputa e eu, o prêmio de Melhor VP de Marketing”.
Agora vai por tudo isso na prática?
“Estava com saudade do Band. Vou compartilhar esse turbilhão de conhecimento com minha equipe e começaremos a implementar o aprendizado. O bacana é que o nosso Diretor de Tecnologia, Emerson Bento Pereira, também está terminando o EMBA. O Band é assim, gestores atualizados em todas as áreas”.
Você tem uma frase para concluir o que foi tudo isso?
“Uma frase? Seria o ressignificado da sigla MBA: Master Better Alternatives. O curso focou muito na responsabilidade das nossas escolhas e ações para ajudar a formar uma sociedade melhor.”