A Equipe de Ajuda passou pela sua 1.a formação no ano, um momento de grande aprendizado, além de muita emoção. O evento ficou marcado por homenagens a antigos integrantes da Equipe, que chegaram ao Ensino Médio e, por isso, não fazem mais parte do grupo.
“Iniciamos nosso encontro com uma cerimônia de encerramento de ciclo com os alunos da 1.a série. Tínhamos presentes alunos que haviam entrado no 6.o ano e ficaram até o fim do Ensino Fundamental, outros que entraram no 9.o, mas que tinham colaborado muito para o projeto.”, conta a orientadora das Equipes de Ajuda, Marina Schwarz. A cerimônia começou com uma leitura da poesia “Humanidade”, de Maya Angelou, que resgata que todos somos humanos, temos direito à dignidade e queremos ser amados e respeitados, como explica Marina. Em seguida, a orientadora falou algumas palavras de agradecimento e, então, passou dois vídeos: um com fotos dos formados durante o período em que estiveram no grupo e outro com professores agradecendo e reconhecendo o valor e o papel dessas equipes na Escola.
Finalmente, quatro alunas contaram sobre suas experiências na Equipe de Ajuda, reforçando seu aprendizado, seu desenvolvimento e sua vontade de continuar ajudando e impactando a convivência positiva da Escola. Ainda houve um momento muito especial, em que a aluna Maria Julia de Macedo, do 9.o ano, cantou a canção “We Are The World”, que foi dedicada, também, aos formados. Foram dados, então, a cada um deles, um certificado e um presente do Colégio.
O aluno Vinícius Marques, da 1.a série, encerrou seu ciclo na Equipe de Ajuda e conta como foi sua experiência durante os anos participando do grupo. “A minha experiência na Equipe de Ajuda ao longo do Ensino Fundamental foi incrível e muito colaborativa, com vários projetos, com inúmeras iniciativas, reuniões e o mais importante: a convivência que era formada durante todos esses anos. Tive a honra de participar deste imenso projeto e, agora, chego à 1.a série com ensinamentos que jamais serão esquecidos.”.
Após o encerramento de ciclo, iniciou-se o estudo mais específico de técnicas de linguagem para auxiliar os colegas.“Tivemos uma atividade sobre escuta ativa conduzida por duas alunas que realizaram uma dinâmica sobre o que fazer ou não fazer quando alguém chega para desabafar, para contar um problema. Treinamos ações que ajudam a pessoa a se sentir acolhida e refletimos sobre comportamentos que não colaboram para isso.”, explica. Os alunos foram, então, convidados a pensar sobre marcas positivas que receberam ao longo da vida, relembrando as pessoas que os impactaram de forma construtiva, além de refletirem sobre quais marcas querem deixar tanto para a Comunidade Band quanto para a sociedade em geral. “Finalizamos o dia dando para os alunos dois cartões postais cuja imagem é um coração que foi produzido pelos formados, que estão na 1.a série, quando estavam, ainda, no 7.o ano, em uma roda de conversa com suas digitais.
A ideia é que cada aluno presente na formação recebesse dois cartões. Um para enviar a uma pessoa a quem é grato, reconhecendo e explicitando que ela deixou marcas positivas na sua vida, e um em branco para entregar junto a essa mesma pessoa e convidá-la a refletir sobre quem gostaria de agradecer por deixar marcas positivas na sua vida. É como se fosse uma corrente. O objetivo dessa ação é que os alunos exercitem a gratidão e reflitam sobre as pessoas que deixaram tais marcas em cada um deles.”, afirma a orientadora.
Marina conta que todas as atividades foram guiadas por antigos membros da Equipe de Ajuda e finaliza ressaltando a importância dos alunos que passaram pelo grupo, mesmo que já não façam mais parte dele.
“Os alunos que se formaram nos ajudaram muito nos últimos anos e seguem ajudando. Eles continuam vindo às reuniões e formações, mas agora como formadores, para ajudar os mais novos da Equipe. O evento teve como objetivo celebrar o fim de ciclo desses alunos que agora estão na 1.a série e agradecer todo o trabalho, empenho e dedicação para o nosso projeto, o cuidado com a convivência no Band e reconhecer todo o legado que deixaram, que foi muito importante para a nossa comunidade. As ações deles impactaram não só os alunos, mas os profissionais do Band. Fizemos o evento para que eles pudessem receber todo nosso carinho.”.