Recentemente, diversos educadores do Band da área das Ciências da Natureza apresentaram trabalhos em renomados simpósios nacionais e internacionais, ratificando o alto nível dos profissionais do Colégio.
O professor Franco Ramunno, de Química e STEAM, compartilhou, no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), como foi a migração da eletiva de Matemática Aplicada na Solução de Problemas para o modo emergencial remoto no ano passado, em virtude da pandemia. Ele explica como se deu a apresentação: “não havia examinadores na sala no Zoom, mas sim outros professores e pesquisadores em Educação. Mesmo online, foi uma troca bastante rica, pois ficou claro como todos tiveram de se desdobrar com as adaptações para o modo remoto. Foi possível perceber, por exemplo, que algumas práticas que propusemos na mudança para o remoto, como tutoriais em vídeo, também foram utilizadas, e com sucesso, em outras escolas, podendo, inclusive, ser incorporadas no retorno para as aulas presenciais”.
A assistente de ensino do STEAM Thamires Nascimento apresentou, também no ENPEC, uma pesquisa referente a sua dissertação de mestrado, intitulada “Pesquisa em Ensino de Química no contexto da Educação Especial: uma análise de artigos veiculados em periódicos nacionais (2014-2019)”, que busca identificar quais deficiências têm sido abordadas, bem como o nível de ensino e focos temáticos privilegiados, pelas práticas pedagógicas relacionadas ao contexto da Educação Especial. “As análises apontam que os entrelaçamentos das pesquisas em Ensino de Química no contexto da Educação Especial precisam ser intensificados, a fim de que contribuam efetivamente para a reflexão sobre as práticas que culminem na inclusão dos alunos pelo PAEE (Professor de Atendimento Educacional Especializado). Os resultados indicam a valorização de pesquisas que se debruçam sobre a deficiência visual, em conjunto com a deficiência auditiva. Há discussões relevantes sobre a formação de professores, o processo de ensino-aprendizagem e Libras. A produção analisada sinaliza possíveis e profícuos caminhos a serem trilhados por outras investigações”, explica Thamires.
A professora Tamara Aluani, das equipes de Biologia e STEAM, está desenvolvendo, junto às atividades escolares, o doutorado na USP no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. Sua pesquisa debruça-se sobre a mudança curricular que está em curso na área de Ciências da Natureza. Ela conta que uma parte importante do trabalho é justamente a participação em congressos e eventos nacionais e internacionais para avaliação de membros da Comunidade Científica. “Recentemente participei de um congresso internacional sobre Investigação em Didática das Ciências que aconteceu de forma virtual, mas que foi organizado por Portugal e contou com 546 participantes provenientes de mais de dez países. Nesse congresso, apresentei uma comunicação, mostrando aspectos metodológicos que estou desenvolvendo para caracterizar o processo de mudança curricular que acompanho. Além disso, participei de uma disciplina da Universidade de WEST na Suécia durante dois meses, de forma também virtual. Tive a oportunidade de discutir pontos importantes do meu projeto com referências na área na qual meu trabalho está sendo desenvolvido: teoria da atividade sócio-histórica cultural.”.
A professora de Biotecnologia e STEAM Lucianne Leigue também participou de seminários importantes apresentando seu trabalho. Foram dois congressos internacionais – um da Dinamarca e o outro do Equador, mas que ocorreram remotamente – sobre aprendizagem baseada em projetos, em que Lucianne relata a experiência dos professores na disciplina de STEAM. “Nas apresentações, falei sobre a aprendizagem baseada em projetos, contando como foi a implantação do STEAM, que utiliza essa metodologia, e ainda abordei a experiência do Band em migrar, em parte, do ensino tradicional para essa área.”
O coordenador de Ciências e STEAM, Renato Villar, participou da elaboração dos trabalhos apresentados pelo professor Franco e pela professora Lucianne. Além disso, também apresentou mais dois trabalhos referentes ao seu doutorado: “Taxonomia de Bloom revisada e sua relação com o desempenho nos itens de física do ENEM” e “Questão conceitual também pode ser difícil: em busca de questões do ENEM sobre circuitos elétricos que avaliem e selecionem simultaneamente”.