Ocorreram, recentemente, uma formação da Equipe de Ajuda, voltada para alunos de 8.o e 9.o ano e uma do Grupo de Apoio, para alunos de 6.o e 7.o ano, ambas conduzidas por profissionais do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM).
As formações da Equipe de Apoio e do Grupo de Ajuda ocorrem bimestralmente e envolvem diversas dinâmicas para desenvolvimento de técnicas para acolher e ajudar o próximo. Os dois eventos ocorreram presencialmente, o que não havia acontecido no ano e os tornou ainda mais especiais, por ter havido uma verdadeira troca entre os membros e uma conexão dos grupos. A Equipe de Ajuda teve uma formação baseada na figura de um limão, representando os azedos da vida, e contou com a participação de professores. Foram abordados momentos complicados do cotidiano de vários alunos para treinar a técnica da escuta empática. O Grupo de Apoio, por outro lado, teve como temática da formação o Oceano. Foi discutido o que motiva cada um a ajudar e fazer parte do grupo, além da importância de cada ação, seja do tamanho que for.
“Proporcionar momentos para que os alunos desenvolvam e fortaleçam suas habilidades socioemocionais e vê-los tão envolvidos com isso é muito gratificante. Eles chegam carregados de energia positiva e muito motivados para aprender estratégias de como ajudar melhor os pares.”, conta a orientadora educacional do 6.o ano, Lúcia Costa. Helena Pires, do 7.o ano, se mostrou tocada pelo evento do Grupo de Apoio. “Não é fácil ajudar as pessoas e ouvir cada um contando o que motiva a ajudar e estar ali, no Band, às 10h00 da manhã de um sábado, foi emocionante.”. Já a aluna do 8.o ano Luísa Galante explica o aspecto que considerou mais marcante na formação da Equipe de Ajuda. “Percebi que quem ajuda também precisa de ajuda e pudemos ajudar uns aos outros.”.
Além disso, o Grupo de Apoio ainda organizou, junto ao LoBand, uma ação chamada “O que você pode fazer de bom hoje?”, que já é tradicional e ocorre todo ano. O grupo chamou o mascote do Colégio para promover a ideia, que consiste em alunos, durante o intervalo, sortearem uma boa ação para colocar em prática. O objetivo, além de incentivar a realização de boas ações, é mostrar como é bom fazer o bem e ressaltar que, por menor que seja, cada ação conta.
Confira a galeria de fotos clicando aqui.