Durante o 2.o semestre de 2021, ocorreu uma versão piloto da Liga de Empreendedorismo do Colégio Bandeirantes (LEBand), um novo projeto que visa tratar do processo de criação de um negócio e seu desenvolvimento, desde a oportunidade da solução de um problema até a fase de captação de recursos de uma startup.
O aluno da 3.a série Leonardo Mantegazza, que é co-fundador e coordenador da Liga, conta que o curso foi desenvolvido em torno de cinco pilares e, para cada um, foi planejada uma aula seguida de uma palestra, de modo que os participantes, além de adquirirem bagagem teórica, tiveram a oportunidade de experienciar uma imersão no nascente mercado de venture capital brasileiro através do aprendizado prático.
Leonardo explica, também, que outra vertente importante da Liga é a competição guia do curso, a Wolf Cage Competition. “Os participantes foram divididos em times a fim de desenvolver uma ideia de startup aplicando os conceitos aprendidos. O case study deste ano foram os desafios da vida remota em todas as suas extensões, como o ensino a distância, o home office, o entretenimento e a saúde. O trabalho foi acompanhado de perto pelos coordenadores durante todo o semestre e será finalizado com um pitch do negócio elaborado.”.
Para o encerramento do projeto, foi realizado um evento de integração com os alunos, supervisores, coordenadores, pais e membros da LEPoli, a liga parceira da LEBand, dentro da Link School of Business, e contou com uma palestra de abertura, as apresentações finais da Wolf Cage Competition e uma cerimônia de encerramento para a entrega dos certificados e anúncio do vencedor.
Leonardo ainda apresenta suas expectativas para a Liga no próximo ano. “Para 2022, os coordenadores buscam não só escolher os próximos responsáveis pela liga, mas também auxiliá-los a desenvolver uma versão mais extensa e perene do curso. Assim como o projeto já serviu de modelo para outro clube de Ensino Médio em Jundiaí, espero que seu legado ajude a disseminar a vocação empreendedora dentro do Ensino Básico brasileiro como um todo.”