No dia 5 de novembro, se iniciará a nova temporada do MeditaBand, que incluirá 15 episódios, todos escritos e desenvolvidos pela professora Carla de Godoy Gennari, do departamento de Educação Física e Esporte.
Diferentemente da 1.a temporada, em que professores ficaram responsáveis por narrar as meditações, serão as vozes dos alunos que ouviremos nas próximas semanas. Estudantes de todos os anos do Band participaram do projeto e, ao fazerem isso, ainda trabalharam a oralidade, a escuta ativa, a percepção do ambiente e o desenvolvimento das maneiras de se expressar. “Acho legal a ideia de pessoas além da escola e da minha família, como outras do Brasil e do exterior, ouvirem minha voz. Acho que as pessoas vão gostar de meditar, pois, para mim, alivia o estresse e a ansiedade e ajuda na concentração.”, conta Lucas Tsukada, aluno do 7.o ano e narrador da meditação 13.
Vários representantes do Ensino Médio também marcaram presença, como é o caso de Rebeca Haya, da 2.a série, que explica como foi sua experiência. “Durante a gravação, senti como se estivesse fazendo uma verdadeira meditação, pois tive que me acalmar para falar tranquilamente e prestar atenção em minha respiração. Espero que essa prática possa ajudar outros alunos com a ansiedade do pré-vestibular e das provas. Tanto fazer parte desse projeto quanto imaginar outros estudantes ouvindo minha meditação me traz um alívio no coração. Me faz lembrar que não sou a única com estresse e ansiedade e que todos estamos no mesmo barco, com nossos problemas pessoais e conflitos na vida.”
O MeditaBand também está participando do “Desafio Criativos da Escola”, uma iniciativa do Instituto Alana, que faz parte do “Design for Change”, um movimento global que surgiu na Índia e hoje está presente em 65 países e inspira mais de 2 milhões de crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias e fortalecendo seu direito à participação. Todos os envolvidos no projeto receberam um certificado que poderá compor seu currículo escolar.
A nova temporada do podcast tem como objetivo oferecer outras estratégias para aqueles que não têm tempo de meditar ou acreditam que só podem realizar a atividade em estado de completa imobilidade, com silêncio absoluto e ausência total de pensamentos. Os episódios serão postados quinzenalmente e conterão técnicas – algumas bem conhecidas, outras inéditas – de meditação ativa ou “mindfulness”, para treinar o foco e a concentração de uma forma diferente.