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22/07/2021

Tese de doutorado: professor Renato Villar

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Tese de doutorado: professor Renato Villar

Publicado em 22/07/2021 13:40

O coordenador de Ciências, STEM e STEAM do Band, Renato Villar, defendeu recentemente, pela UNICAMP, sua tese de doutorado com o título “Os itens de Física do ENEM classificados por análise fatorial exploratória”, na qual fez uma análise das questões de Física do Exame Nacional do Ensino Médio para identificar os erros mais comuns dos candidatos. Além disso, também discutiu se a prova ainda cumpre os objetivos aos quais se propõe.

Ao construir sua tese, Renato analisou microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Anísio Teixeira (INEP), buscando entender o nível da Física aplicada no Ensino Médio e em quais questões os alunos tendem a ter maior dificuldade. “Os microdados permitem observar com qual frequência cada alternativa é escolhida, o que permite supor sobre os principais erros cometidos. Geralmente eles podem ser associados ao contexto, à taxionomia ou às concepções alternativas. Observamos, também, que o uso da combinação de indicadores quantitativos próximos da Teoria Clássica dos Testes como índice de facilidade (IFI), índice de discriminação (IDI) e índice de concentração (ICI) podem fornecer informações importantes como a presença de distratores entre as alternativas”.

O professor também observou, sob a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu, a relação entre o desempenho do candidato e a escolaridade de seus pais. “O objetivo deste trabalho é identificar as características dos agrupamentos gerados por análise fatorial exploratória (AFE) dos itens de Física, buscando compreender os construtos da prova e as principais dificuldades apresentadas pelos candidatos concluintes do Ensino Médio. Identificamos como principal construto um conjunto de itens associados à “Física escolar”, que apresentam características que julgamos adequadas para avaliar e selecionar os candidatos simultaneamente, e outros fatores mais próximos da “Física de especialista”, que muitas vezes não classifica nem seleciona”.

Após suas análises – que passaram a ser utilizadas na correção de simulados do Band – e observações, Renato pôde concluir que o ENEM já não cumpre mais o objetivo de avaliar o candidato ao término da escolaridade básica. “Virou um exame de seleção acima de tudo. Não cumpre mais o papel social, já que os itens são muito difíceis para a média do estudante brasileiro.”. E ressalta: “Famílias com ensino superior apresentam maior afinidade com o construto solicitado do que as famílias com menor grau de escolaridade. Caso a prova fosse formada apenas por itens classificados como sendo de “Física escolar”, o resultado na classificação seria mais inclusivo, com maior equidade no acesso ao ensino superior.”.

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