A professora de Língua Inglesa Fernanda Bisi terminou, em maio, sua pós-graduação no Instituto Singularidades em Educação Bilíngue, com a defesa de seu TCC “De quem é o problema?”. O trabalho foi sobre a construção conjunta de conhecimento por meio da resolução de problemas em aulas de língua adicional, utilizando a plataforma Seesaw, também utilizada no Band pelos alunos do Ensino Fundamental II.
“Nós refletimos sobre as potencialidades e limitações dessa plataforma para pedidos de ajuda de alunos, tanto a professores quanto a outros colegas, além de sobre como construir, em conjunto, novos conhecimentos a partir da resolução de problemas enquanto instância de aprendizagem, explicitando a relevância do termo “accountability” nesse contexto. Concluímos que, neste processo, a responsabilidade pela solução de um problema no aqui e agora da sala de aula, mesmo que em ambientes virtuais, é de todos e não apenas dos professores.”, explica Fernanda.
Também foi observada a importância de incentivar os alunos a assumirem responsabilidades, a se comprometerem com as atividades e a agirem. “É uma estratégia que pode ser incluída em um planejamento e ser exercitada. Os benefícios que esse tipo de habilidade podem trazer vão muito além do contexto escolar.”.
Fernanda, ao contar sobre o processo, demonstra admiração aos professores do curso e uma grata surpresa quanto à abrangência das matérias. “Tive aulas com gente muito respeitada na área de educação e muito envolvida com as mudanças que estão acontecendo na legislação sobre educação bilíngue no país. As aulas foram desde o que é educação bilíngue – o que vai muito além do que pensamos sobre o assunto -, passando por aquisição de uma segunda língua, construção do sujeito bilíngue, letramentos, metodologias e práticas, materiais, legislação e muitos outros temas até chegar na internacionalização do currículo escolar.”.
A professora também faz questão de ressaltar a assistência oferecida pelo Band para a conclusão do trabalho. “O Colégio me ajudou do início ao fim do processo. A pesquisa para o TCC foi feita aqui com nossos alunos – mediante autorização da coordenação, da direção e dos responsáveis, evidentemente. Levantamos muitos dados e alguns nem sequer ‘couberam’ neste trabalho. Foi um momento de muita riqueza de conhecimento e crescimento profissional.”