Na disciplina de STEM dos 9.os anos, os alunos tiveram o desafio de representar um elemento da Tabela Periódica por meio de uma composição fotográfica. Após pesquisar sobre o elemento, os alunos planejaram uma foto que trouxesse aspectos sobre as propriedades, usos no cotidiano ou história desse elemento químico, cuja designação foi feita a partir de um sorteio.
Em parceria com a equipe de Artes, foram resgatadas orientações sobre Fotografia, conteúdo trabalhado no 8.o ano e, assim, foi possível alinhar os conhecimentos adquiridos na pesquisa com as técnicas de composição fotográfica “Nós, professores, também fizemos fotografias de alguns elementos para inspirá-los ao apresentar a proposta. Os alunos tiveram muita criatividade ao fazerem essas representações!”, comenta Thaís Costella, uma das professoras da disciplina.
Ao final do trabalho, foi feita uma aula síncrona de apresentação em que todos da turma compartilharam suas criações e contaram um pouco mais sobre o processo de pesquisa, de planejamento e execução da fotografia. Em seguida, outros alunos fizeram comentários e perguntas sobre o elemento.
“Essa troca de experiências foi fundamental para que eles entendessem a variedade de elementos da Tabela Periódica e como eles estão presentes no nosso cotidiano, em diversos materiais que, muitas vezes, nem imaginamos. Essa atividade é interessante porque faz com que eles entendam que a tabela vai muito além dos símbolos químicos.”, conclui Thaís.
Mariane Cavalheiro, professora de Artes, conta: “A produção se deu através dos aspectos compositivos que a fotografia tem, como ritmo, harmonia, unicidade, linhas diagonais, razão áurea, entre outros. Os resultados são imagens com diversos tipos de interpretações que a fotografia nos permite explorar. Outro ponto interessante é que o formato é o do Instagram, de modo que eles puderam compreender o funcionamento da plataforma.”.
A aluna Sofia Ferrari comenta sobre o projeto: “O trabalho da Tabela Periódica foi um dos mais divertidos e originais que fiz no Band. O processo da pesquisa para representar o elemento foi muito legal, porque, além de Ciências, vi um pouco da história por trás dos elementos químicos, e foi exatamente isso que eu quis representar na minha foto. Eu tenho certeza de que esse projeto fez uma chama de interesse por química acender dentro de mim e vai ficar na minha memória acadêmica!”.
É possível conferir todas as produções clicando aqui!