O Projeto de Vida é uma iniciativa desenvolvida pela Orientação Educacional, CPG e Futuro e Carreiras, com o objetivo de preparar os alunos para escolhas baseadas em autorreflexão, valores e desejos e que agreguem sua percepção de mundo. A proposta é favorecer o contato dos alunos com projetos que contemplem quem são, quem querem ser e que impacto querem gerar no mundo.
As ações ligadas ao Projeto de Vida nasceram do desejo de contribuir para o desenvolvimento da intencionalidade na elaboração dos projetos dos alunos para o seu futuro. Em um mundo em constante transformação, escolher uma carreira ou um curso universitário não basta para que o aluno esteja preparado para todas as escolhas que fará ao longo do seu caminho pessoal e profissional. É impossível, também, dividir a vida nessas duas esferas, e o período de pandemia deixou esta realidade ainda mais clara.
“Somos seres integrais e preparar nossos alunos para realizar escolhas tem sido um dos nossos grandes objetivos”, comenta Milena Greve, Orientadora Profissional. “Quando se faz projetos com intenções claras, as ações do presente ganham direcionamento e sentido. É possível escolher de maneira mais intencional as disciplinas eletivas, complementares, projetos extracurriculares, sua relação com as disciplinas e com seus estudos e seus próximos passos dentro e fora do Colégio.”, enfatiza Milena.
A iniciativa teve sua primeira repercussão no projeto de CPG do 9.o ano, ainda em 2019. Em 2021, foram criadas as oficinas para a 1.a série do Ensino Médio. Essas oficinas, intituladas “Descobrindo caminhos: a construção de um projeto de vida”, são oferecidas para todas as turmas no 2.o bimestre, e tiveram por objetivo que os alunos percebessem os projetos que já realizam, relacionando-os aos seus objetivos, interesses e valores e se inspirassem a pensar em novas perspectivas.
“Nos bimestres seguintes, aprofundaremos a reflexão dos alunos sobre si e, em seguida, seu contato com as ações presentes no mundo à sua volta e os impactos possíveis na direção da transformação dos contextos. Este projeto está em plena construção e desenvolvimento e ainda agregará diversas ações envolvendo Futuro e Carreiras, Orientação Educacional, CPG e toda a comunidade Band.”, conclui Milena.
Beatriz Kohlbach, professora de CPG do 9.o ano, comenta sobre o andamento do projeto na disciplina: “CPG trouxe o tema Projeto de Vida para o 9.o ano como tema anual. A ideia é desenvolver, ao longo do ano, diversas atividades de reflexão para que os alunos comecem a se apropriar de seus Projetos de Vida. Escolhemos o 9.o ano porque é um ano de conclusão e de travessia para o Ensino Médio.”.
Ela conta: “Os estudos sobre essa temática indicam que, quanto mais cedo falamos sobre Projeto de Vida, mais ferramentas internas os jovens desenvolvem para que grandes decisões de suas vidas sejam tomadas sem tanta angústia, com mais naturalidade e com os jovens mais apropriados do que desejam para si. Indicam, também, que a abordagem do tema gera prevenção ao uso de drogas, porque muitos sentem que toda experimentação é válida para explorar as inquietações próprias da adolescência, e estruturar um Projeto de Vida dá indícios de que nem toda experimentação é interessante, e serve de base para trabalhos de educação sexual.”.
“Em CPG, partimos do pressuposto de que todos nós já estamos num Projeto de Vida desde que nascemos, do qual iremos nos apropriar e fazer as devidas modificações e reconfigurações à medida que ele vai se construindo. Ao longo do ano, por meio de diversas atividades, pretendemos introduzir algumas perguntas estruturais ao Projeto: Quem sou eu? Qual a minha essência? Quais são minhas referências? Quem está comigo nessa jornada? Qual o sentido das minhas experiências? Por que eu estou fazendo isso? Quais são minhas escolhas? Qual impacto que eu desejo causar?”, explica Beatriz.
Lívia Silva, Orientadora Educacional da 1.a série, conta que sentia necessidade de proporcionar outras atividades que permitissem um maior engajamento do aluno com o Colégio: “Nós elaboramos esses encontros para que pudéssemos discutir com os alunos no que consiste um projeto de vida, por que é importante fazê-lo, ajudá-los a pensar sobre seus interesses, seus valores. Por exemplo, em uma das atividades, eles vão responder um questionário a fim de identificar quais são as forças e virtudes que estão mais salientes na personalidade deles.”.
Ela conta que eles também vão entrevistar os pais e conversar com eles sobre como foi o processo de escolha das carreiras: “A ideia é fazer um encontro bimestral por turma. Esses momentos que promoveremos ao longo do ano têm por objetivo ajudar os alunos a pensarem sobre a importância do projeto de vida e quem eles são, refletindo sobre seus interesses e valores e como eles podem começar a entender melhor o mundo do trabalho.”.
Rosiani Telles, professora de CPG do 9.o ano, conta: “É um projeto que foi construído pensando na proposta anual do 9.o ano, para que o aluno sinta segurança em si mesmo. Nós sempre falamos que, para conseguir atingir os objetivos, é preciso planejá-los agora. O projeto está associado a escolhas, valores, família, conhecimento, confiança, empatia e solidariedade, e progride dia a dia, ano a ano, até que se concretize.”.