Pensando em formas de tornar a Física mais acessível e fácil de compreender, o professor de Física da 3.a série, Carlos Mariz, criou um Instagram (@profcarlosmariz) com diversos vídeos explicativos e interativos dos mais variados conteúdos da disciplina. Além disso, ele também administra um site que oferece materiais de apoio e exercícios para aqueles que se interessarem.
Sobre como surgiu a ideia, Mariz conta: “Inicialmente, o Instagram foi criado como um instrumento para a divulgação do meu site. Mas à medida em que eu fui explorando essa rede social, percebi que havia um potencial muito grande para discutir a Física, de modo que eu poderia postar conteúdos para atrair e despertar a curiosidade sobre esses assuntos.”.
Para a condução do perfil, o professor utiliza recursos diversos de computação gráfica, de animação e de edição, com o objetivo de atrair o olhar para a Física de um público amplo. “Nesse sentido, meu objetivo foi mudando aos poucos. Por eu sempre ter sido um pouco avesso às redes sociais, eu estou descobrindo as possibilidades conforme vou administrando o perfil, além de entender que há uma linguagem própria do Instagram para fins de divulgação científica.”, explica.
Ele conta que, inicialmente, seu público alvo eram professores, mas, conforme compreendia o grande leque de possibilidades proporcionado pela ferramenta, ele passou a buscar atingir, também, os alunos, seja estudantes de Física ou cursos relacionados, seja alunos do Ensino Médio. “Recentemente, os posts têm repercutido mais e tenho recebido retorno tanto de professores quanto de alunos e alunos já formados. É um campo interessante a se explorar, considerando a diversidade desse público”, comenta Mariz.
Outro ponto destacado pelo professor é que o Instagram tem uma linguagem própria. “Eu busquei adaptar essa linguagem ao meu objetivo, que é a divulgação da Física para todos aqueles que têm curiosidade e interesse no assunto. É preciso se comunicar de uma forma que não atinja somente um público especialista, mas também tenha significado para uma pessoa que não esteja envolvida com a disciplina no momento”, explica.
Sobre os temas abordados, o professor explica que, em geral, ele segue dois caminhos: “Um processo é quando eu trabalho com um assunto, seja em aula ou produção de material, e compartilho, por exemplo, quando eu faço alguma experiência em aula e posto. Outro processo é quando eu resolvo discutir uma questão, publicando diferentes conteúdos abordando essa mesma questão de formas variadas para abranger diversas perspectivas.”.
Para ter acesso a todos esses conteúdos, não deixe de seguir o Instagram @profcarlosmariz e acessar o site!