A professora Ana Luísa Branco palestrou, neste mês, na convenção anual da TESOL, que foi virtual e contou com mais de 4.000 participantes. A TESOL International Association é uma instituição internacional de professores de Inglês como língua estrangeira. A associação, com milhares de membros no mundo todo, entre os quais todos os professores de Inglês do Band, atua em vários níveis no apoio aos professores, desde a publicação de newsletters à divulgação de livros, organização de cursos, seminários, workshops, prêmios e estabelecimento de comunidades científicas.
A palestra da professora abordou o tema Arte e tinha o objetivo de mostrar como alguns elementos artísticos podem ser utilizados na aula de língua estrangeira. “A arte, seja qual for a sua dimensão, contribuiu para o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da imaginação. Além disso, proporciona momentos de discussão, de exploração de sentimentos e de alargamento dos horizontes culturais”, explica Ana Luísa.
Ela comenta, ainda: “Na aula de língua estrangeira, uma pintura de Tarsila do Amaral, por exemplo, pode ser usada para explorar o tema “estações do ano”, mas também questões importantes para a história da arte no Brasil. Fotografias de Sebastião Salgado podem ser usadas para ilustrar poemas, uma pintura de Edward Hopper pode servir como gatilho para a produção de frases no Present Continuous. Enfim, são muitas as possibilidades de associar a língua à construção de um repertório visual interessante e memorável.”.
Ana Luísa explica que o Band vê a Escola como um espaço de construção de conhecimento e de efervescência cultural. “Nesse sentido, e tendo em conta o propósito da escola para uma educação integral e interdisciplinar, vejo muitas vantagens em trazer um pouco de arte para a sala de aula.”, afirma.
No ano passado, o trabalho de Ana Luísa já havia sido selecionado e ela iria apresentá-lo em Denver, nos Estados Unidos. Mas, a poucos dias do início da convenção, a pandemia obrigou ao cancelamento do evento. Para a convenção deste ano, as apresentações foram previamente gravadas e colocadas na plataforma da convenção. “Fiquei muito feliz com alguns e-mails de professores que assistiram e quiseram saber mais informações.”, diz a professora de Inglês.
“O Departamento de Inglês foi incansável no apoio e incentivo para que essa participação na Tesol Convention 2021 fosse possível. Foram três dias de congresso maravilhosos, não só por ter tido a oportunidade de me apresentar numa convenção tão especial, mas sobretudo por ter tido a chance de participar de palestras com temas tão variados. Com certeza aplicarei e multiplicarei esse aprendizado aqui no Band.”, finaliza Ana Luísa.