A ReviSTEAM consiste em uma coletânea de todas as produções dos alunos da 2.a série na disciplina durante o ano de 2020. Durante o ano, é feito um projeto de iniciação científica a partir do tema Exploração Espacial e seus desdobramentos na qualidade de vida na Terra, a partir do qual os alunos selecionam subtemas para se aprofundar, como alimentação, tecnologia, infraestrutura, meio ambiente, entre outros.
No ano passado, as orientações e a elaboração dos projetos se deu de forma remota, o que exigiu uma adaptação por parte de toda a equipe. A última etapa tinha como proposta a redação de um artigo científico, contendo toda pesquisa e experiência que os alunos adquiriram ao longo do processo.
A revista surgiu a partir da vontade de reunir todos esses artigos em um local de fácil acesso. “Já fazia um bom tempo que pensávamos em colocar em prática essa ideia e ficamos muito felizes com a produção desta revista. Dessa forma, os trabalhos produzidos podem servir como uma fonte de dados e inspiração para os alunos que terão de fazer o mesmo trabalho esse ano. É muito bacana poder ver um aluno ensinando o outro.”, conta Lilian Siqueira, professora de STEAM.
“A Revista STEAM sempre foi um sonho para a gente. As produções dos alunos, os relatórios, os artigos foram aprimorando a cada ano, e entendemos que valia a pena ter uma publicação que compilasse todos esses trabalhos tão bem feitos. Tanto para avaliarmos a evolução da disciplina, quanto como fonte de referência e consulta para os futuros alunos.”, conta Marta Rabello, professora da disciplina.
Para montar a coletânea, professores e assistentes da disciplina fizeram um trabalho de revisão e edição dos artigos. “Assim, a revista foi ganhando corpo e surgiu a ideia de convidar pessoas de fora para fazer considerações sobre os trabalhos e o STEAM. Depois, dividimos os artigos em grandes temas. Foi um incrível trabalho de edição de um grupo enorme de professoras trabalhando em conjunto virtualmente.”, comenta Marta.
Sobre os resultados, Marta comenta: “Eu não imaginava que, em um ano tão adverso quanto 2020, nós pudéssemos fazer um trabalho tão inspirador. Os projetos foram todos realizados de forma remota pelos alunos e, apesar disso, tiveram muita autenticidade e qualidade, além de uma grande autonomia no processo de elaboração. A Revista reflete toda a vivência que tivemos no STEAM esse ano.”.
A professora Lucianne Leigue comenta: “O material foi todo escrito pelos alunos e é muito legal vê-los entrando em contato com esse processo da escrita científica. Agora, esses trabalhos poderão ser citados no futuro. Assim, eles participam da construção da ciência, mostrando ao mundo seus projetos.”.
Para acessar os três volumes da Revista, basta clicar nos links abaixo: