Na quinta-feira, 11/02, a professora de STEAM e Química do Band Carol Zambrana defendeu sua tese de doutorado em Educação, pela PUC-SP, cujo título é “Mudanças Curriculares no Ensino Médio na Percepção e Vivência dos Alunos em Colégio Particular de São Paulo “, sob orientação do Professor Dr. Fernando José de Almeida.
Em seu trabalho, Carol entrevista alunos atuais e formados no Colégio, com o apoio de imagens de Sebastião Salgado e de obras de Arte do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, com a intenção de verificar suas percepções acerca do processo de reestruturação curricular do Band, iniciado em 2016, com a introdução de práticas pedagógicas inovadoras, cuidadosamente aplicadas ao fazer escolar.
“A pouca escuta e a baixa participação dos alunos nas construções e implantações curriculares têm sido uma das fraquezas das políticas públicas assim como do sistema escolar como um todo. As percepções dos alunos e seu envolvimento direto na operação dos currículos vividos são valiosas para a educação já que eles são o ponto principal, os sujeitos da aprendizagem, para conseguir realizar uma reforma educacional efetiva e de qualidade.”, escreveu Carol no resumo da tese.
Foi feita uma pesquisa qualitativa dividida em duas etapas. Na primeira, foram entrevistados 117 alunos de 1.a, 2.a e 3.a série do Ensino Médio, utilizando como ferramenta um questionário com o uso de 26 imagens de Sebastião Salgado e de obras de arte do FILE (Festival Internacional de Arte Eletrônica) como forma de levantar sentimentos e percepções dos alunos, de forma a conseguir respostas não “óbvias”.
Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas estruturadas primeiro com um grupo de 9 alunos, com o objetivo de aprofundar as questões trabalhadas na etapa 1 e depois com 6 alunos que estudavam no Colégio e se formaram no Ensino Médio entre os anos de 2015 e 2018, ou seja, alguns não tiveram nada do currículo atual, outros tiveram alguma pequena participação, pois apenas participaram das fases iniciais da implantação do novo currículo.
Constatou-se, entre as falas dos alunos, que o convívio em sociedade é tão importante quanto o desenvolvimento linguístico ou o matemático e, para ser eficaz, o ensino tem que ser trabalhado de forma interdisciplinar. Assim, a função da Escola é tida por eles como a de uma instituição que deve promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, sem perder o foco na preparação para o ingresso nas melhores universidades e cursos superiores, objetivo de grande parte dos estudantes.
“Esse doutorado veio como uma forma de complementar minha formação. Eu sou formada em Química, mestre em Engenharia Química e eu sentia que faltava um conhecimento maior sobre teóricos, educação, currículo, e relacionei com essa mudança que o Band vem implementando desde 2016. Foi uma transformação muito significativa, e a ideia do doutorado era documentar isso.”, comenta a professora.
Ela enfatiza, ainda, que o objetivo era realizar essa documentação com um olhar diferenciado sobre os alunos: “É por eles que estamos lá todos os dias, e eles me ajudaram muito. Todo meu trabalho eu devo a eles, que me permitiram uma coleta de dados completa e rica, além do próprio Band, que apoia muito os professores no processo de formação. Durante esses 4 anos, tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e aprendi muito com experiências que certamente vou levar para a vida.”.