Em maio de 2020, deu-se início a um projeto interdisciplinar de Química e Biologia para os alunos da 3.a série em parceria com a chefe de cozinha Carole Crema, que participou de uma Live com as professoras Meire Bartolo, de Biologia, e Wanda Rodrigues, de Química, na qual discutiram os processos bioquímicos envolvidos ao fazer um bolo.
A segunda etapa do projeto ocorreu neste semestre, em que os alunos deveriam, em grupo, propor uma receita, fazê-la e compartilhar suas experiências na cozinha com os professores de Química, Biologia e com os outros colegas de turma. Uma das entregas foi a própria receita, além de uma análise da digestão do prato que eles propuseram. Com base nessas receitas, foi elaborado o “Primeiro Livro de Receitas do Band”, que reúne todos os pratos idealizados pelos alunos.
A professora Wanda Rodrigues, de Química, conta que foi uma oportunidade de aprender Química de forma descontraída e prática: “Foi um momento doce na quarentena, procuramos fazer algo diferente e agradável, mas que, ao mesmo tempo, despertasse o interesse dos alunos, indo além do tradicional. Foi uma experiência incrível, em que a Química fluía durante a confecção da receita, perfeita para mostrar que ela está em tudo que fazemos, está no nosso dia a dia.”.
O aluno da 3.a série Fernando Haddad escolheu fazer uma a receita de panqueca energética diet de banana para pré-treino. Ele comenta: “Uma das principais qualidades do Band é o foco que o Colégio dá no ensino interdisciplinar, seja em aulas de steam ou em projetos e eventos como este que tivemos com a Carole. Além de aprender na prática conceitos importantes tanto na área da Química quanto da Biologia, como a função de diferentes tipos de aminoácidos no metabolismo humano, foi divertido cozinhar junto com pessoas queridas. Cozinhar não é fácil, mas valeu a pena. No final, a panqueca ficou uma delícia.”.
Além disso, Carole fez um vídeo para os alunos, no qual comenta que ficou orgulhosa das habilidades que eles revelaram na cozinha, além de desejá-los boa sorte nessa nova fase da vida e incentivá-los a continuarem cozinhando: “Toda vez que precisarem de um momento de paz, tranquilidade e união, vão para a cozinha!”.
Para o Coordenador de Ciências da Natureza e Química, Ricardo Almeida, aproximar as discussões feitas nas disciplinas escolares com o nosso cotidiano tem múltiplas funções. “Isso favorece o engajamento dos estudantes e mostra que, apesar de disciplinas separadas, os conteúdos de Química, Biologia e Gastronomia, no caso, têm relações não só entre si, mas com nossa própria vida!
“Em tempos de pandemia e isolamento social, não podemos focar apenas em uma única estratégia para compartilhar os conteúdos que precisamos discutir nas disciplinas na escola. Mudar o ambiente de estudo, do quarto para a cozinha, por exemplo, traz vida ao processo de aprendizagem e mostra que podemos utilizar as várias situações do nosso cotidiano para aprender e crescer cada vez mais.”, enfatiza Almeida.
Por fim, o coordenador finaliza: “A proposta que fizemos teve também o intuito de diminuir as tensões características desse período de pandemia e promover um aprendizado mais prazeroso. A ideia de ser uma atividade em grupo também buscou aproximar os alunos entre si nesse momento de isolamento. Acreditamos que essa atividade teve inúmeros ganhos que não só os acadêmicos.”.
Acesse o primeiro livro de receitas do Band na íntegra, clique aqui.