No dia 30 de outubro, ocorreu a 3.a edição do Festival STEAM. Com o tema Exploração Espacial e seus desdobramentos na qualidade de vida na Terra, o evento contou com mais de 1950 acessos de alunos, pais, professores e outros membros da comunidade Band. As apresentações foram divididas entre 12 salas do Zoom, totalizando 102 projetos elaborados pelos estudantes da 2.a série.
Cada trabalho foi avaliado por 2 professores que não acompanharam sua elaboração, de modo que os orientadores ficaram separados dos seus grupos orientandos. As salas foram divididas por temática, como alimentação, tecnologia, infraestrutura, meio ambiente, entre outros, visando mostrar aos alunos que há formas diferentes de abordar temas parecidos e que os trabalhos muitas vezes se complementam.
“Fazer uma orientação de Iniciação Científica à distância foi um grande desafio. Os professores tiveram reuniões individuais com os grupos periodicamente e muitos experimentos foram feitos nas casas dos alunos, sempre garantindo que eles não corressem riscos em hipótese alguma. Para isso, fizemos parceria com os pais, que confirmaram que os experimentos poderiam ser feitos. O resultado surpreendeu a todos positivamente: alunos muito comprometidos e trabalhos muito bons!”, comenta Renato Villar, coordenador de Ciências, STEAM e STEM.
O formato da apresentação foi o pôster, que tinha de conter introdução, material e método, resultado, conclusão e referências. “A ideia era que eles vivenciassem a preparação de um pôster para um evento científico”, explica Lucianne Leigue, professora de STEAM e Biotecnologia. “Eles puderam experienciar a apresentação de seus resultados científicos como se fosse um congresso ou um simpósio científico de fato”, comenta.
Sobre a elaboração, o professor de STEAM Gabriel Steinicke conta: “O processo se inicia no começo do ano, quando os alunos são introduzidos ao método científico. Eles lêem artigos científicos e aprendem como identificá-los, preparando-se para fazerem sua própria pesquisa. Nesse semestre, demos a eles a possibilidade de fugir da Terra e habitar Marte diante de um desastre ecológico iminente ou agir em prol da melhoria das condições de vida no planeta. Paralelamente à pesquisa, eles fazem vários experimentos e escrevem um artigo científico, além de produzirem um pôster para apresentarem seus trabalhos.”.
Ele destaca um trabalho sobre o comportamento das pessoas durante o isolamento social, apresentado por alunas da 2I. “Teve todo um processo de pesquisa comportamental e culminou em resultados muito legais”. Além desse, o professor também confere destaque a um trabalho da 2D sobre biotecidos na confecção de peças para uma moda sustentável.
“O grande ganho do STEAM é que os alunos estão trabalhando com projetos e temas que eles mesmos escolheram, tornando o aprendizado muito mais significativo. Tem muito mais sentido para eles quando estão trabalhando com algo que querem, mesmo que demande muitos estudos e esforços. Além disso, tem o trabalho em equipe, a organização, o planejamento e a responsabilidade, que são muito desenvolvidos durante esse processo”, finaliza Gabriel.
A aluna Celine Suh Yang comenta a respeito de sua experiência: “Por ter sido tudo à distância, creio que aprendi a me organizar melhor para entregar todas as tarefas em dia e estar presente nas reuniões marcadas. Além disso, aprendi critérios básicos para produzir um artigo científico.Trabalhamos nesse projeto durante, praticamente, o ano inteiro. Foi cansativo, mas fiquei muito feliz e orgulhosa com o resultado, principalmente porque meu grupo foi um dos 16 selecionados para participar do II Seminário Científico.”.
Os projetos mais bem avaliados participarão do Seminário Científico, em que serão apresentados a professores universitários. Entre esses, estão “O efeito da presença de microplásticos na saúde e no desenvolvimento da planta aquática Elodea canadensis”, “A importância da preservação das abelhas e dos polinizadores”, “Hidroponia em ambiente simulado de Marte (rico em gás carbônico)”, “Eficácia de diferentes tipos de sabonete em relação a uma simulação de eliminação de gordura”, “Cultivo de plantas em um ambiente subterrâneo”, além de muitos outros.
Confira a programação do seminário clicando aqui.