Na segunda-feira, dia 10, foi realizado um webinário com Júlio de Carvalho Ponce, um perito criminal. O evento foi organizado pelas professoras do BandForense, atividade complementar para os 8.os e 9.os anos, e pela Coordenadoria de Futuro e Carreiras. Foi uma oportunidade de esclarecer para os alunos alguns pontos principais sobre a profissão.
O webinário foi aberto também para os alunos do Ensino Médio, que poderiam se interessar por esta carreira. Júlio Ponce é parceiro do BandForense há alguns anos e sempre participa de palestras no curso. Atualmente ele é Diretor do Núcleo de Exames de Entorpecentes na Superintendência da Polícia Técnico-Científica da cidade de São Paulo.
Desta vez, ele comentou sobre os cursos necessários para se tornar um perito criminal, o dia a dia da profissão, qual graduação deve cursar, habilidades necessárias, quais concursos prestar, entre outros temas.
Além de comentar sobre a profissão, o evento também abriu espaço para que os alunos fizessem perguntas sobre a área. Para Lucianne Leigue, professora do BandForense, a palestra de Júlio foi importante para mostrar que o trabalho de um perito abrange muitas áreas do conhecimento: “É bom que os alunos vejam a diversidade de rumo que podem seguir. O trabalho de perito é diferente do que estamos acostumado a ver no dia a dia, mas engloba diversas áreas que podem ser de interesse dos estudantes.”
“Essa palestra é tradicionalmente oferecida para as turmas de Band Forense, mas por conta do distanciamento social, vimos a oportunidade de abrir o evento para alunos de outras turmas que podem ter interesse em saber um pouco mais sobre essa profissão”, complementa Thais Costella, também professora da atividade complementar.
O BandForense é uma atividade complementar que trabalha com a ciência forense, abordando conceitos básicos deste campo, como análise de digitais, pegadas e DNA por meio de casos a serem desvendados. Neste semestre, mesmo a distância, o curso retorna às atividades, com tarefas interativas, novos casos e materiais para que os alunos possam continuar aprendendo.
É possível conferir a palestra na íntegra pelo Moodle.