Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
06/08/2020

Do Band a Harvard: Uma Boston Arborizada

#Do Band a Harvard

Do Band a Harvard: Uma Boston Arborizada

Publicado em 06/08/2020 10:22

Querido leitor,

Hoje queria compartilhar com você uma das minhas partes favoritas de Boston: os vários parques espalhados pela cidade! Os parques mais famosos são o Boston Commons e o Public Garden, que ficam no centro da cidade. Eles são bem turísticos, e o Commons faz parte da Freedom Trail, uma rota que passa por lugares históricos de Boston.

O Boston Public Garden

Eles são bonitos e muito agradáveis, mas com certeza não são os meus favoritos. Na verdade, é difícil falar qual é o meu preferido, porque o que mais gosto dos parques daqui é a facilidade de acesso a eles. Eu moro ao lado do Emerald Necklace, uma extensa área verde composta por 6 parques diferentes. É impossível não me sentir muito privilegiado em estar em uma região tão bem localizada!

O entardecer da janela do meu quarto

O caminho para minha casa

A rua em que fica meu prédio

É ótimo que, ao andar 10 minutos ou cerca de 800m, eu consiga estar em mais de uma área arborizada diferente. Felizmente isso é algo comum a praticamente 100% da população de Boston (fonte:  https://www.tpl.org/city/boston-massachusetts). Ao compararmos à cidade de São Paulo, há mais áreas verdes em números absolutos e em área verde por habitante, sendo cerca de 15,6 m² por habitante em Boston e 16,6 m² por habitante em São Paulo (fontes: https://www.redesocialdecidades.org.br/br/SP/sao-paulo/area-verde-por-habitante; https://www.geotab.com/press-release/greenest-cities-in-america/). Apesar disso, é consideravelmente mais difícil ter acesso a estas áreas públicas em nossa cidade do que aqui em Boston. A maioria das vezes que fui para parques ou áreas verdes em São Paulo foram ou de carro ou utilizando transporte público. É uma pena que não tenhamos essa facilidade de ter estes espaços a uma distância curta de nossas casas e que ter um acesso fácil para parques ainda seja um privilégio para poucos paulistanos.

Campo para prática de esportes a menos de 10 minutos do meu laboratório. Ao redor dele há uma pista de atletismo

Jamaica Pond ao entardecer. Ela faz parte do Emerald Necklace e é um dos meus lugares favoritos para correr

A Charles River Esplanade. Há áreas de descanso e pistas para corredores e para ciclistas nas duas margens do rio. Quem sabe um dia teremos o mesmo às margens do Rio Pinheiros e do Rio Tietê

A Commonwealth Avenue, uma das principais avenidas da cidade. Um caminho agradável que passa pelo coração da cidade, e um ótimo lugar para sentar nos bancos e conversar com amigos

O Arnold Arboretum of Harvard University é administrado pela universidade, mas é um jardim botânico público ótimo para caminhadas e para se sentir fora da cidade

Tenho certeza que vou sentir falta destes lugares e quero continuar aproveitando-os pelo resto deste ano. Acredito que aumentar o número de áreas verdes públicas e parques, concomitantemente à democratização do acesso a estes espaços, é um importante passo para uma São Paulo mais bonita e mais justa. Espero um dia poder viver isso!

Até logo,

Lucas

Lucas Umesaki se formou no Colégio Bandeirantes em 2015, e desde 2017 é aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Neste ano, terá o privilégio de vivenciar um dos principais centros de pesquisa do mundo em um programa de intercâmbio. Atualmente é Research Trainee no Brigham and Women’s Hospital, um dos hospitais filiados a Harvard Medical School.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Do Band a Harvard

#Do Band a Harvard, 22/01/2021

Do Band a Harvard: fim de um ciclo

#Do Band a Harvard, 04/11/2020

Do Band a Harvard: Nevasca em outubro