Como parte das atividades do 2º. Bimestre, as turmas de 9.o ano realizaram um trabalho para a disciplina STEM que envolveu a leitura artística da tabela periódica.
Esse trabalho já acontece há 5 anos no Band. Funciona assim: cada aluno recebe, por sorteio, um elemento da tabela periódica, devendo pesquisar sobre ele e elaborar um pequeno quadro com uma representação artística desse elemento. Reconhecendo a importância desse estudo, porém com as aulas presenciais suspensas, os professores se viram diante do desafio de como viabilizar esse trabalho com os alunos em suas casas.
Como solução, os professores permitiram que os estudantes liberassem a criatividade e fizessem a representação artística do elemento sorteado da maneira que fosse mais adequada a cada um. Poderia ser um desenho, uma colagem, uma fotografia… os alunos poderiam se expressar das mais diversas maneiras.
Depois de entregues, os trabalhos deveriam ser apresentados para a turma.Para isso, foi organizada uma aula síncrona. Cada aluno mostrava a representação de seu elemento e explicava suas inspirações e, então, outro aluno deveria fazer um comentário ou uma pergunta sobre o projeto.
Para Renato Villar, coordenador de Ciências, STEM e STEAM, o intuito da atividade é trazer os elementos para o cotidiano dos alunos: “A essência do trabalho da tabela periódica é trazer mais significados, fazê-los perceber que os elementos não são só símbolos, que eles estão presentes nos diversos materiais do dia a dia.”
Para conferir o trabalho, clique aqui. Ao clicar em um dos elementos, é possível ver as demais representações artísticas que os alunos fizeram.