Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
18/04/2020

100% online: Física

#100% online #física

100% online: Física

Publicado em 18/04/2020 16:29

Para tornar o ensino de Física mais adequado ao ambiente virtual, a equipe desta disciplina está aproveitando as possibilidades das plataformas digitais e dando os conteúdos de maneira inovadora.

Os professores disponibilizam aulas gravadas no Moodle semanalmente apresentando os conteúdos e também fazendo experimentos para ilustrar os conceitos da aula, que os alunos podem reproduzir em casa, melhorando a compreensão. Além disso, os professores também utilizam simuladores, como o elaborado pelo professor Carlos Mariz, que auxiliam a compreender e visualizar o conteúdo. O simulador ilustra conceitos de física, como movimento planetário, transmissão de movimento e o funcionamento de engrenagens, temas trabalhados nas aulas. 

“Neste momento atípico, pensamos em experimentos que os alunos possam fazer utilizando materiais caseiros, realizando a experiência em cima do conceito que trabalhamos em aula”, comenta Alexandre Magno, coordenador de Física. 

A equipe também está realizando aulas síncronas com todas as turmas. Nelas, os professores ensinam a mexer em simuladores e realizam com os alunos diversos exercícios. Na 3.a série do Ensino Médio, por exemplo, em que os alunos têm a disciplina Física Elétrica, são trabalhados experimentos de eletricidade com lâmpadas, circuitos elétricos, instalações residenciais e outras atividades que auxiliam na compreensão. 

Ao final de cada aula, é disponibilizado um quiz, para os alunos responderem e avaliarem quais conteúdos precisam de mais atenção e estudo. Esses quizzes contam na nota dos estudantes, assim como outras atividades feitas virtualmente, trabalhos de pesquisa e a prova bimestral. Esse sistema completo de avaliação busca medir o conhecimento que os alunos puderam adquirir ao longo de todo o bimestre. Para dar apoio aos estudantes, os professores também atuam com plantão de dúvidas, reforço e recuperação contínua.

O coordenador Alexandre vê o uso das plataformas digitais como uma oportunidade de diversificar as aulas, utilizando recursos variados que deixam o aprendizado ainda mais interessante.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Ciências da Natureza