“Nós disponibilizamos videoaulas no Moodle toda semana, mas percebemos que era necessário ir além dessa estratégia”, esclarece Meire Bartolo, coordenadora de Biologia do Band. Sem aulas presenciais, a equipe trabalha com outros métodos de engajar os alunos com os conteúdos.
Um dos pontos essenciais para os professores foi investir na organização de tarefas no Moodle, plataforma padrão adotada pelo Colégio, para que o alunos se sentissem orientados e para melhorar a comunicação entre professores e estudantes. Além disso, a equipe tem desenvolvido estratégias de aulas diversas. “Já experimentamos aulas invertidas, com disponibilização antecipada de material para os alunos e posterior discussão em aula síncrona. A ideia central dessa estratégia é estimular a liderança e autonomia dos alunos nos processos de aprendizagem”, completa Meire.
Outra estratégia utilizada foi a organização de webinários, que são encontros síncronos para a discussão de um tema em tempo real com os professores. A 2.a série já teve a oportunidade de trabalhar com este método, realizando um webinário sobre sucessão ecológica, tema importante em ecologia.
Além da diversificação das metodologias utilizadas, os professores também estão oferecendo plantões de dúvida por meio de videochamadas e utilizando o fórum do Moodle, para evitar o acúmulo de dúvidas e esclarecer pontos fundamentais que possam ter ficado soltos durante os estudos dos alunos em casa.
Para os processos avaliativos, a equipe tem dado destaque para avaliações intermediárias. Os alunos da 1.a série do Ensino Médio fizeram um trabalho em grupo para acompanhar o desenvolvimento de um fungo, relacionando com o conteúdo do bimestre. Eles tiveram também que montar um modelo tridimensional de células usando qualquer coisa que tivessem em casa. Na 2.a e 3.a série, os alunos estão fazendo estudos de caso relacionados às aulas.
Meire finaliza falando da importância de trabalhar métodos diversos nesse momento: “Estamos buscando incessantemente novas formas e estratégias pedagógicas que sejam mais eficientes para aprendizagem dos nossos alunos. Nosso interesse maior é que o aluno sinta-se apoiado e próximo da escola. Nesse sentido, os feedbacks que recebemos dos próprios alunos e também dos pais são muito importantes.”