A aprendizagem de uma língua estrangeira está centrada em alguns eixos específicos, como oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural. Para que os alunos consigam exercitá-los neste período de distanciamento social, os professores de inglês do Band estão adaptando as abordagens e metodologias de um curso presencial para um curso totalmente a distância.
A equipe de Inglês está inovando e trabalhando em diversas frentes, como aulas expositivas, realizadas por meio de videoaulas gravadas, e atividades que promovem a interação entre professores e alunos. Dentre estas, podemos destacar fórum de discussões, apresentações gravadas com feedback dos professores, plantões de dúvidas síncronos e aulas com videochamadas. O intuito dessas frentes é poder trabalhar com os alunos todos os aspectos da língua da maneira mais eficiente possível.
Para o coordenador de Inglês, Vinícius Silva, as videochamadas são fundamentais para estreitar o laço entre professores e alunos, tirar dúvidas e proporcionar a compreensão e produção oral dos estudantes.
Além do Moodle, a equipe também está fazendo uso de uma série de outras plataformas já conhecidas das aulas de Inglês, como Socrative, Edpuzzle, Padlet, Seesaw. O intuito das atividades é trazer dinamismo, diversidade e interação para as aulas. Além disso, possibilitam que o professor acompanhe em tempo real o desempenho dos alunos e prepare novas atividades de acordo com suas necessidades.
Vinícius considera que um dos principais conhecimentos que os alunos vão adquirir nesse período é a organização: “Eles vão crescer muito nesse aspecto. A autonomia será uma grande vantagem para eles no futuro.”