Diante de um cenário em que é preciso ministrar os conteúdos pedagógicos online, cada equipe do Colégio está analisando os melhores métodos para sua disciplina. A equipe de Química, por exemplo, trabalha com diversas estratégias.
Para passar o conteúdo das aulas, os professores de Química estão disponibilizando videoaulas de teoria e de resolução de exercícios, além de recomendar vídeos complementares para os estudos. Além disso, para diversificar as atividades, utilizam também softwares para visualização de moléculas, como o MolView.
Para tirar dúvidas, são utilizados os fóruns no Moodle e também chamadas síncronas para que todos interajam melhor nesse momento importante. Os professores também pretendem, a partir do 2.o bimestre, introduzir alguns trabalhos em grupo, para que os alunos mantenham ativa a interação com os colegas.
Mudando as estratégias de aula, no Ensino Médio, a equipe está preparando uma semana diferente para cada série. Na 1.a série, os alunos vão trabalhar o conteúdo de Química Orgânica por meio de modelos tridimensionais; na 2.a série, o conteúdo de Propriedades Coligativas vai ser trabalhado com atividades envolvendo a cozinha e alimentos; já na 3.a série, a interdisciplinaridade terá destaque, com aulas conjuntas entre Química, Física e Biologia.
Para o coordenador da disciplina, José Ricardo de Almeida, buscar novas formas de trabalhar o conteúdo, principalmente com a interdisciplinaridade, é essencial: “A interdisciplinaridade busca busca novas formas de trabalhar o conteúdo, principalmente com novas estratégias de aula, que aproveitem a potencialidade do ambiente EaD para a a aprendizagem. Claro que não vamos pode fazer igual ao presencial, mas com certeza estamos nos dedicando para fazer muito bem feito!”