Enquanto as aulas presenciais permanecem suspensas, a equipe de Geografia do Band tem buscado alternativas aos métodos tradicionais de aula para engajar os alunos neste momento de distanciamento social.
Durante o primeiro bimestre, os professores trabalharam principalmente com videoaulas disponibilizadas na plataforma Moodle, mas, agora, para o segundo bimestre, o foco é diversificar e manter os alunos interessados nos conteúdos.
Assim, a equipe pretende introduzir alguns projetos em que os alunos possam relacionar o conteúdo da disciplina com temas atuais. Para a coordenadora de Geografia do Band, Márcia Abdo, este é o intuito do aprendizado: “É interessante nós propormos aos alunos um vínculo com o que está acontecendo no mundo, porque isso promove uma interação melhor com a disciplina.”
Pondo isto em prática, na 3.a série, por exemplo, os estudantes vão fazer uma atividade relacionando características da população de determinados países com a evolução do coronavírus nestes locais, conectando a pandemia, importante tema de atualidades, ao conteúdo do 2o bimestre.
Além de propor essas atividades, os professores também têm atuado por meio de fóruns de dúvida pelo Moodle e aulas síncronas, que podem servir como reforço, debates sobre documentários indicados e plantão para tirar dúvidas. Eles também pensam em incluir quizzes durante esses encontros para gerar conexão entre os alunos e o conteúdo.
Para os processos avaliativos, a coordenadora da disciplina também vê que, neste momento, é essencial pensar em atividades que valorizem o raciocínio, a reflexão e a participação ao longo das aulas.
A professora Márcia explica que, mesmo sendo um desafio, as aulas online têm aberto seus horizontes para novos formatos, atividades e plataformas que podem ser usadas quando todos retornarem ao Colégio: “Está sendo muito positiva a experiência de aprender coisas novas nas plataformas digitais. Trabalhar com vídeos já era um interesse meu que agora estou conseguindo desenvolver.”