Transferir as aulas de CPG de encontros presenciais para virtuais foi um desafio para esta equipe, mas as soluções encontradas têm se mostrado eficientes e interessantes para ajudar os alunos durante o período de isolamento social.
Os professores disponibilizam propostas semanais de atividades que serão discutidas na semana seguinte, por videochamadas síncronas. Algumas das atividades envolvem, por exemplo, assistir e debater algum filme adequado para a faixa etária, desde Monstros S.A., para o 7.o ano, até Toc-Toc, para a 2.a série. Para a 3.a série, houve um bate-papo sobre uma entrevista do historiador, filósofo e autor Yuval Harari em que ele aborda cenários para o mundo pós-Covid.
Os alunos do 6.o ano têm trabalhado a partir da apostila de CPG, seguindo com os conteúdos que já vinham sendo desenvolvidos presencialmente. Com eles, algumas videochamadas também acontecem.
No momento, o foco dos professores é trabalhar a convivência positiva no ambiente virtual. Cada videochamada que ocorre é um momento de interação em grupo que deve seguir as mesmas regras dos encontros presenciais: respeito, saber o momento de falar, colocar-se de maneira assertiva e outros valores que não devem mudar quando os alunos estão na internet.
A Diretora de Convivência, Estela Zanini, reflete que é de suma importância a escola oferecer um ambiente de convivência positiva, ainda mais durante o período de isolamento social: “Proporcionar espaços em que o aluno se sinta acolhido, em que possa encontrar colegas e professores para uma conversa, mesmo que virtual, ajuda a diminuir a sensação de solidão, que alguns podem estar experimentando. Além disso, possibilita que experiências sejam compartilhadas e nos fortaleçam para que possamos passar juntos por essa situação.”