Com a presença de convidados de toda a Comunidade Band: diretoria, orientação educacional e professores, bem como pais, familiares e colegas dos alunos dos 8.os anos e 9.os anos, ocorreu o encerramento da Atividade Complementar BandForense 2019. O último caso, “Assassinato em estoque – Caso Martha Soares”, foi criado e apresentado pelos estudantes em uma manhã repleta de atividades.
Tudo foi acompanhado de perto pelas professoras, Lúcia Soares e Lucianne Leigue, com orientações precisas do perito criminal, Júlio Ponce, e auxiliadas pela técnica Riviane Garcez da Silva e pela equipe de tecnologia, composta por Fábio Gondo e Wilton Yoshizava.
Muitos casos policiais foram desvendados em 2019 usando, para isso, os conteúdos das Ciências Forenses, como, por exemplo, cadeia de custódia, análise de impressões digitais e moldes, reconhecimento de tipos sanguíneos, segurança nas cédulas de dinheiro e falsificações e balística.
“A atividade era desenvolvida, nos anos anteriores, apenas com os alunos dos 9.os anos do Ensino Fundamental. Esse ano, resolvemos inovar e convidamos também os alunos dos 8.os. Foi um sucesso a integração dos alunos. Pretendemos repetir essa seleção em 2020, contando, possivelmente, com alunos selecionados que fizeram a Atividade Complementar para atuarem como monitores”, contou a professora Lúcia.
“Durante a atividade complementar, de maneira lúdica, eles adquiriram e revisam conhecimentos de Biologia, Física, Química e Matemática, vistos em sala de aula, além das capacidades de análise, experimentação e observação”, segundo a professora Lucianne Leigue.
Ao final, os alunos receberam o Certificado de Conclusão da Atividade Complementar BandForense, com duração de 48 horas presenciais, teóricas e práticas, distribuídas ao longo do ano 2019.
Parabéns a todos!
Confira a galeria de imagens aqui.