Sejam bem vindos de volta ao Blog do Band a Harvard!
Essa semana vou contar sobre a minha experiência de aulas em Harvard.
Logo no começo do ano, eu já estava muito curioso para saber como eram as aulas em Harvard. O que tem de tão diferente nessa universidade para ela ser a melhor do mundo? Os professores são todos fantásticos, com aulas super didáticas e alunos gênios…. Na realidade não.
Primeiramente, quero ressaltar que a experiência que tenho é razoavelmente limitada. Estou acostumado com as aulas da Faculdade de Medicina da USP (e conversas com amigos de algumas outras faculdades). Além disso, tive a oportunidade de ver algumas aulas do curso de medicina na Harvard Medical School e cursar uma disciplina na Harvard School of Public Health.
De modo geral posso falar que tudo é muito parecido. Vou começar com as aulas de medicina: as grandes aulas teóricas sobre os assuntos mais importantes são ministradas por professores renomados, em uma sala com vários alunos. É basicamente o mesmo formato do Brasil, são aulas normais. O que eu percebi é que as aulas e o curso são muito bem organizados e isso ajuda o aluno. Não que na FMUSP sejam desorganizados, mas algumas disciplinas não conseguem atingir todo o potencial do aluno pela forma como são organizadas.
Em relação às pessoas, tanto da FMUSP, quanto os amigos que fiz aqui na HMS, posso afirmar, sem dúvida, que são pessoas normais que você vê no dia a dia. Claro que há algumas exceções de pessoas muito inteligentes que se destoam, mas a maioria é como eu e você. O que faz a diferença é que são pessoas extremamente dedicadas e determinadas que tiveram as oportunidades certas.
Enquanto estava fazendo pesquisa, também cursei uma disciplina na HSPH sobre, adivinhem… pesquisa. “Responsible Conduct of Research” (Conduta Responsável em Pesquisa) é uma disciplina voltada para pessoas que estão interessadas em entender o que acontece por trás das cortinas na ciência. Alguns PI (Principal Investigator) também têm como pré-requisito essa matéria para algumas posições no lab.
A minha experiência com a matéria foi muito boa. As aulas eram relativamente curtas (1 hora e meia) e sempre tínhamos lição de casa para entregar online antes da aula. Apesar de ser chato ter uma tarefa, elas eram muito úteis para consolidar o conhecimento. Nós tínhamos “casos” fictícios de algumas situações e perguntas para responder. Quase tudo dava para responder só prestando atenção na aula, então não demorava muito. Além disso, tinha um pequeno resumo do que seria abordado na próxima aula para você já se preparar.
O interessante é que, apesar da aula ser igual a várias outras que já tive (no formato), todo o conjunto de atividades da matéria fez uma grande diferença no meu aprendizado.
Semana que vem tenho minha última aula dessa disciplina, mas já sei que valeu muito a pena. Foi ótimo ter um espaço para discutir não só os aspectos técnicos da regulamentação que existe na ciência, como também discutir questões éticas que influenciam diretamente na forma como pesquisamos.
Até a próxima semana,
Leonardo Pipek
Os alunos formados no Band em 2014, Giovanna Pedreira e Leonardo Pipek, estão tendo uma oportunidade única! Em um programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina da USP e da Harvard University, os dois passarão um ano estudando em Boston. Confira o Blog dos estudantes que será atualizado toda semana!