Orientados por Regina Lúcia Giffoni, um grupo de professores, mestres e doutores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo escreveu e lançou, esse ano, o livro “Formação, prática docente e currículo: Inquietações e interlocuções de professores”. Entre eles, estava a Coordenadora Pedagógica do Band, Sílvia Helena Brandão.
Silvia, em seu capítulo na obra, fala sobre a importância da prática reflexiva na formação do profissional docente. Ou seja, além da faculdade e preparo inicial, o bom professor precisa de uma formação continuada para melhor acompanhar as mudanças e novidades da escola e de seus alunos. Esse processo de formação amplia também o repertório do professor em sala de aula.
“O professor já é ótimo, mas queremos sempre melhorar. Nos dias de hoje, as coisas mudam muito rápido com as grandes transformações e inovações dessa nova geração. A ideia é ampliar o repertório do profissional e ajudá-lo a refletir sobre a prática, tanto dentro da sala de aula quanto fora dela em reuniões com outros profissionais. Essa troca é muito valiosa.”, contou Sílvia.
Esse trabalho já vem sendo realizado no Band pela coordenadora há algum tempo. Sendo um dos pioneiros no assunto, o Colégio tem um programa de formação continuada efetivo, com reuniões profissionais semanalmente. “Além disso, ainda trazemos pessoas de fora, especializadas em determinados assuntos, para agregar na conversa. Tudo é feito de uma maneira horizontal, de ano para ano, e de forma contextualizada.”, concluiu.