Em setembro, o BandForense, atividade complementar que aborda conhecimentos das Ciências Forenses e desenvolve atividades práticas com conteúdo das ciências em geral, recebeu o Perito Criminal, Júlio de Carvalho Ponce, para uma palestra sobre balística. Tudo foi acompanhado de perto pelas professoras, Lúcia Soares e Lucianne Leigue.
Entre os aspectos apresentados na palestra, Júlio destacou que a análise pericial realiza testes para detecção de resíduos do disparo e permite identificar a posição do atirador, a origem do disparo, a trajetória do projétil e a dinâmica do local de crime. Todo o conhecimento acadêmico e experiência profissional do perito puderam ser transmitidos e os alunos viram como o trabalho auxilia na investigação policial.
“Nós consideramos importantes palestras como essas, pois permitem que os alunos do BandForense aprendam que, no mundo jurídico, os estudos realizados pela balística forense são fundamentais. É com base nas análises dos exames periciais que os advogados podem construir seu parecer em relação às infrações penais, a fim de se esclarecer e provar sua ocorrência.”, contou Lúcia.
Os alunos puderam entender a importância da perícia de balística forense e como ela pode ser usada como meio de prova para a condenação ou absolvição de um acusado de cometer infração penal com armas de fogo.