Durante as férias, a professora de História do Band, Daniela Molina, compareceu ao 30º Simpósio Nacional de História realizado na cidade de Recife, em Pernambuco. O tema do evento esse ano foi História e o futuro da Educação no Brasil.
O Simpósio contou com mais de 5 mil participantes, entre pesquisadores e professores de História de todo o Brasil e alguns do exterior. As diversas atividades ocorridas no congresso promoveram inúmeras reflexões e trocas de experiências em relação ao ofício do professor de História. As discussões levantadas durante os cinco dias de evento também demonstraram a persistência dos professores e pesquisadores a fim de manterem a qualidade de suas pesquisas, fundamentadas nas mais diversas fontes.
“A participação no Simpósio permitiu o contato com diversos temas de pesquisa na área de história que vêm sendo realizados Brasil afora. A experiência foi muito importante para minha atualização como professora e pesquisadora, mas, fundamentalmente, encorajou muitas das minhas reflexões em torno dos saberes e das práticas da sala de aula.”, contou Daniela.
A professora ainda ressalta que, durante os dias, foi realizada também uma visita ao Instituto Ricardo Brennand, um complexo arquitetônico e cultural da cidade de Recife, que reúne um vasto acervo histórico e artístico. Tudo proveniente da coleção particular do empresário pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand, que, em 2001, fundou o Instituto e o abriu ao público no ano seguinte. O estabelecimento abriga ainda a maior coleção do mundo das obras do pintor holandês Frans Post, produzidas no século XVII, quando esteve no Brasil junto com a missão artística e científica de Maurício de Nassau.
“Ver e conhecer a obra de Frans Post é de fundamental importância para compreender a paisagem e a vida cotidiana do Nordeste brasileiro no século XVII e entender o olhar europeu sobre o mundo colonial. Foi bonito ver tanta gente reunida em torno da defesa da Educação e do conhecimento histórico através dos temas abordados, do comprometimento científico e da qualidade das pesquisas realizadas.”, concluiu.