Os alunos do Band do Curso de Oficina da Arquitetura, visitaram a CASACOR 2019. Essa é a maior e mais completa mostra de arquitetura, design, arte e paisagismo das Américas. A temática do evento esse ano foi “Planeta Casa” e o conceito foi criado na tendência do lar como universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade.
Para o professor de Linguagem Arquitetônica, Ivan Stancati, foi possível ver e entender, na mostra, os pilares da sustentabilidade e do corpo humano para a casa e depois para o bairro, a cidade e o planeta. “Conseguimos nos conscientizar interna e externamente e percebemos o impacto do consumo no meio ambiente, que é a nossa casa também.“, completou.
“Ao tomarmos consciência de nossa individualidade e de nossa responsabilidade social, conseguimos enxergar o outro e compreender que somos elos no cuidado com o mundo”, explicou ainda Lívia Pedreira, diretora da CASACOR.
Os alunos visitaram alguns projetos no evento, dentre eles a Casa Dendê, melhor sala de 2019, segundo o prêmio Casa. O projeto, do arquiteto Nildo José, nascido em Feira de Santana, homenageia a Bahia na composição de seu espaço. Fugindo do estereótipo das imagens coloridas das fitas do Bonfim que habitam o imaginário, Nildo apostou em uma Bahia baseada em tons brancos e suas múltiplas texturas. Influenciado pela baiana do acarajé, pelos filhos de Gandhy e pelo Pelourinho original, o branco carrega uma importância histórica. “Todo este universo é pura Bahia, mas sem ser aquela multicolorida que a gente está acostumado”, afirma Nildo José.
Para Ivan, a vivência proporcionada aos alunos do Band por essa visita é muito enriquecedora. A diversidade de ambientes, materiais, texturas, cores e criatividade em composições inspiradas na sustentabilidade, afeto e tecnologia se traduzem em ambientes que valorizam a personalidade de cada um e o bem-estar de todos. Mas também é possível ver o início de uma nova postura em relação à sustentabilidade, resumida no conceito Planeta Casa.