A turma do curso de Oficina da Arquitetura do Colégio Bandeirantes teve a oportunidade de visitar o escritório do renomado arquiteto, Ricardo Julião. O assunto em pauta foi a importância do arquiteto e a habilidade de criar espaços adequados às diferentes funções que as pessoas têm ao longo de sua existência.
Ricardo Julião deu enfoque à necessidade de o arquiteto possuir uma bagagem cultural, conhecer a Arte e ter uma noção plástica que possa orientar a concepção dos projetos, permitindo que o profissional expresse a sua criatividade. O desenho é a principal ferramenta do arquiteto e, hoje, o profissional da Arquitetura também se utiliza de inúmeros softwares e tecnologias que facilitam seu trabalho, em todas as etapas dos projetos. O arquiteto explicou para a turma essas etapas, como o estudo de viabilidade, o estudo preliminar e o projeto legal, que obedece às legislações de uso e ocupação do solo.
“O papel do arquiteto é criar ambientes apropriados para cada uso, prever erros e propor novas soluções. É preciso pensar em elementos estruturais adequados e assumir a responsabilidade pelo projeto e execução das obras. Logo, o arquiteto influencia direta ou indiretamente no dia a dia das pessoas.”, contou o professor de Linguagem Arquitetônica, do Curso Oficina da Arquitetura, Ivan Stancati.
Julião ainda explicou aos alunos que, para essa profissão, é preciso ter noções de composição, espacialização, proporção e técnicas de desenho, aperfeiçoando a linguagem da expressão gráfica e a sua criatividade. Os alunos adoraram a vivência no escritório do Ricardo Julião, até mesmo porque elucidaram as dúvidas em relação ao momento de escolha de carreira que estão passando. “Ricardo Juli